Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

sexta-feira, 24 de junho de 2011



Vale a pena cogitar de novo
por Duh Secco




Começou a temporadas de boatos acerca da próxima reprise do Vale a Pena Ver de Novo. Notas divulgadas essa semana dão conta de que a TV Globo pensa em uma nova reprise de Mulheres de Areia para a sua já tradicional sessão de repetecos. Verdade ou não, o assunto começa a ser discutido nas comunidades sociais espalhadas pela internet.

Nos últimos anos, Mulheres de Areia tem sido o boato mais recorrente entre os noveleiros de plantão. O sucesso de Ivani Ribeiro, exibido às 18h, em 1993, causa verdadeira comoção entre os apaixonados pela faixa de reprises. A cada ano, tais fãs arrumam uma justificativa para uma segunda reprise da novela. Desde a comemoração da data de estreia da novela até o aniversário de morte da autora. Ao que parece, agora, um motivo plausível foi encontrado pela Globo para levar de volta ao ar a saga das gêmeas Ruth e Raquel (Glória Pires): a comemoração dos 60 anos de teledramaturgia no Brasil, que já conta com a minissérie O Astro, adaptação de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro para a obra de Janete Clair.

A confirmação da reprise de Mulheres de Areia, entretanto, só deve vir com as chamadas no ar. Ou nem assim, uma vez que a Globo já desistiu das reprises de Elas Por Elas e Sassaricando, mesmo depois de ter anunciado as mesmas. De qualquer forma, se vier, é sinal de que a Globo começa a rever certos conceitos que sempre a guiaram na escolha das novelas do Vale a Pena Ver de Novo. Talvez o sucesso do canal Viva, que resgatou grandes obras da dramaturgia brasileira, exibidas há bastante tempo, tenha influenciado a emissora a optar por uma trama mais velhinha. Ou mesmo as complicações com as reprises recentes, diante das normas atuais da Classificação Indicativa, o que dificulta, por exemplo, o retorno de tramas das 21h ou mesmo de outros horários, como Cobras & Lagartos, outra cotada para reprise, que havia sido reclassificada com imprópria para menores de 12 anos após o seu término, inviabilizando assim sua veiculação antes das 20h. O jeito é esperar pra ver.

5 comentários:

Fernando Oliveira disse...

Valeria a pene ver Mulher de Areia no VPVN se a Globo não tivesse novelas tão boas quanto Mulheres de Areia para reprisar. Que a emissora lute para colocar Cobras e Lagartos, essa é boa e vale a pena ver de novo.

Juliano G. Bonatto disse...

Por um lado é ótimo rever tramas mais antigas, mas não deixa de ser uma escorregada das emissora ter que re-reprisar uma novela, diante de uma fábrica de teledramaturgia. Isso significa que não se produziu nada a altura nesses últimos 10 anos, seja no horário das 6 ou das 7?

Anônimo disse...

Que venha de novo Mulheres de Areia! Não só pelo fato de a trama ser excelente, mas por motivos outros e pontuais, dentre os quais, destaco: 1) Andréa Beltrão numa novela; 2) Gulherme Fontes e Marcos Frota antes de entrarem em "declínio"; 3) Suzana Vieira interpretando um outro papel que não seja ela mesma; e 4) a força do início da carreira de Vivianne Pasmanter.

Eduardo Vieira - Recife/PE

André San disse...

Vamos combinar que a ocasião é boa! 60 anos de novela devia ser comemorado com a reprise de um clássico, e Mulheres de Areia o é, indiscutivelmente. Mas temporada de boatos do Vale a Pena Ver de Novo só acaba quando termina. O jeito é esperar...
André San - www.tele-visao.zip.net

Magayver oliveira disse...

Eu adorei saber que Mulheres de areia e Renascer estão concorrendo a vaga na sessão vale a pena ver de novo, as duas tramas são ótimas escolhas sem dúvida, Mulheres de areia eu não assistir em 1993 por que estudava a tarde, mas tive oportunidade de acompanhar a primeira reprise no vale a pena ver de novo em 1996/97 e amei a novela e agora em 2011, se voltar não vou perder se sequer nenhum capítulo, acompanho as reprises do vale a pena ver de novo desde 1994 e até hoje não perco nenhuma reprise,se Renascer também vier será bem vinda, também assisti na reprise de 1995 e adorei esse grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa e teve um elenco maravilhoso de peso, agora só nos resta esperar a Rede globo de televisão Bater o martelo nos próximos dias.

Um forte abraço;
Magayver Oliveira, Rio Branco Ac