Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

terça-feira, 6 de dezembro de 2011




Núcleo de Criação
TV Gazeta


por Duh Secco



A TV brasileira passa por um período de transformação. A audiência está cada vez mais dividida entre as grandes redes. A Record, que havia se consolidado na vice-liderança, está novamente ameaçada pelo SBT. A Globo continua líder, mas busca se distanciar cada vez mais das demais. Nessa briga, a TV Gazeta se destaca por buscar sempre bons números, sem deixar de lado a qualidade de seus programas. Este ano, renovou seu quadro de jornalistas, retirou atrações do ar e investiu na criação de um núcleo, responsável por novos projetos, que já podem ser vistos na programação do canal. O Agora conversou com os membros desse núcleo: Robson Valichieri, Ross Salinas e Máurio Galera. Os talentosos rapazes nos falam sobre suas responsabilidades no comando deste núcleo e as mudanças que vem por aí.


01 - Como surgiu o Núcleo de Criação? Quais os profissionais que o formam e a experiência deles em TV?

O Núcleo de Criação Cásper Líbero surgiu em maio de 2011 a partir de uma ideia do Superintendente Geral da Fundação Cásper Líbero, Sr. Sergio Felipe dos Santos, que idealizou um Núcleo responsável pela criação e implementação de novos conteúdos para a TV Gazeta, e paralelamente fosse responsável por desenvolver mecanismos de aproximação entre a TV e a Faculdade de Comunicação Cásper Líbero.

O Núcleo é formado por Robson Valichieri, Ross Salinas e Máurio Galera, todos formados em Rádio e TV pela Cásper. Robson trabalhou por 3 anos na TV Cultura, Ross teve uma passagem de 2 anos na TV Record e Máurio já estava no quadro de funcionários da TV Gazeta há 7 anos.


02 - A primeira ideia do Núcleo de Criação a ganhar forma foi Os Impedidos, exibido todos os domingos, às 21h. Como chegaram a este formato, que une esporte e humor? Estão satisfeitos com a repercussão do programa?

Havia uma necessidade na grade da TV Gazeta de realizar um programa que antecedesse ao Mesa Redonda, nos domingos à noite. Então veio a ideia de realizar um programa que falasse de esporte, criando um link de público com o Mesa, mas de maneira descontraída. Assim surgiu a ideia de uma conversa de amigos num bar.

O programa tem tido boa repercussão, seja pelas redes sociais, seja pelo feedback positivo que os próprios humoristas recebem quando estão realizando suas apresentações por todo o país.


03 - Em nota do colunista Flávio Ricco, em 09 de agosto de 2011: “A Fundação Cásper Líbero acaba de formar um Núcleo de Criação, com alunos e ex-alunos da sua faculdade, para trabalhar em novos produtos da TV Gazeta. Projetos para público jovem e melhoria do conteúdo atual estão entre as prioridades”. Como tem se dado o desenvolvimento de projetos? Até que ponto vocês podem interferir na programação da TV Gazeta?


O desenvolvimento de projetos conta com total respaldo da Superintendência da TV Gazeta. O Núcleo, nesse momento, já tem um piloto gravado de um segundo projeto, com previsão de estreia para o primeiro trimestre de 2012; e também outros novos projetos de programas já foram aprovados para entrar na grade ainda no primeiro semestre do ano que vem, para diversas faixas de programação. Todos estes programas conquistarão seu espaço de acordo com estratégias internas na TV.


04 - A programação da TV Gazeta é calcada, basicamente, em programas femininos, em especial Manhã Gazeta e Mulheres. O conteúdo não difere muito de uma atração para outra, com pautas voltadas para saúde, artesanato, beleza e culinária. Cogitam uma intervenção nesses programas? Reformular o conteúdo ou reduzir o tempo dos mesmos em prol de novas atrações?

É importante entender estrategicamente a função dos programas já existentes na TV Gazeta, e entender a grade de programação como um todo. A partir deste entendimento, o Núcleo tem total liberdade de sugerir melhorias e mudanças. O objetivo é efetivar mudanças pontuais e buscar a melhoria contínua do conteúdo dos programas.


05 - As emissoras, nos dias de hoje, estão se preocupando não só com o público da TV, mas também com o de outras plataformas, como a internet. A TV Globo, por exemplo, chega a produzir conteúdo extra de suas novelas para exibir somente na rede. Vocês pretendem trabalhar o conteúdo transmídia? Já desenvolvem ideias nesse sentido?


Produtos que querem falar ao jovem, como é o caso dos projetos do Núcleo, têm que obrigatoriamente considerar a internet como um meio fundamental. Em todos os projetos do Núcleo há a preocupação de desenvolvimento em multiplataformas - o próximo programa do Núcleo já contará com conteúdo exclusivo para a internet.



Nenhum comentário: