Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012




Mais uma vez, Daniel Freitas nos presenteia com um belo texto, dessa vez sobre a cantora Daniela Mercury e seus temas em novelas. Obrigado Daniel!

 








Daniela Mercury – A rainha das trilhas sonoras de novelas

por Daniel Freitas


                  Em 1992, o cenário musical brasileiro conheceu a cantora Daniela Mercury, baiana de Salvador que foi a grande responsável por levar aos quatro cantos do país a música produzida em seu estado. De lá para cá, o sucesso experimentado pela artista guardou uma peculiaridade: Daniela talvez seja uma das intérpretes que mais emplacaram músicas em novelas. Ao lado de grupos como o Roupa Nova, ela embalou romances de casais, histórias de personagens marcantes e fez o público rir e chorar ao som de suas canções. Na linha do tempo teledramatúrgica, Daniela Mercury tem cadeira cativa.

Seu primeiro grande hit numa trama das 20h da Rede Globo foi a balada Só pra te Mostrar, faixa do seu segundo disco de trabalho, cantada em parceria com Herbert Vianna. A música fez parte da trilha sonora de Renascer, de Benedito Rui Barbosa, e era tema da personagem Buba, vivida por Maria Luísa Mendonça. Em seguida, a obra da cantora apareceu em Quatro por Quatro, que teve a música Sempre te Quis (Todo o meu tempo, todo o meu zelo / Todo o meu prédio já sabe que eu tenho um amor...) como tema dos personagens Clarisse (Françoise Forton) e Pedrão (Rômulo Arantes).

Sucesso mesmo foi a inclusão de À Primeira Vista, composição de Chico César, na trilha sonora de O Rei do Gado, em 1996. Na voz de Daniela, a canção embalou as idas e vindas do casal Marcos Mezenga (Fábio Assunção) e Liliana (Mariana Lima). Música do quarto álbum da cantora, Feijão com Arroz, o hit virou febre nas rádios e ninguém no Brasil deixou de cantar “Quando não tinha nada, eu quis / Quando tudo era ausência, esperei / Quando tive frio, tremi / Quando criei asas, voei ...”.



Já em 1999, Daniela Mercury fez parte do seleto grupo de artistas que apareciam ao final de cada capítulo da minissérie Chiquinha Gonzaga para entoar clássicos da compositora. E lá estava ela, marcando presença com a canção Machuca. O lado romântico de La Mercury foi mais uma vez conhecido na trilha de Força de um Desejo, com a música O Amor pra Mim, que embalou a paixão vivida pelos personagens Abelardo e Juliana, interpretados por Selton Mello e Júlia Feldens. 

Repercussão semelhante a de À Primeira Vista teve a canção Como Vai Você?, em Laços de Família, de Manoel Carlos, no ano 2000. A música inicialmente não fazia parte do sexto disco da cantora, mas diante da boa receptividade do público, turbinada pelo sucesso da novela, o álbum foi retirado das lojas para inclusão do single e posterior recolocação no mercado. O rearranjo de Daniela para a composição de Antônio Marcos, gravada originalmente por Roberto Carlos em 1972, ajudou a incrementar não apenas as vendas de seu próprio álbum, mas também do CD da novela.

Até então, Daniela Mercury havia emplacado apenas sucessos românticos nas novelas. Sua primeira música dançante a integrar uma trilha sonora foi Só no Balanço do Mar (E agora que eu cheguei, tô querendo te encontrar / No canto da sereia, no colo de Iemanjá...), que serviu como fundo musical das andanças do personagem Ezequiel Barud, interpretado por Vladimir Brichta em Porto dos Milagres.

                   Na novela Desejos de Mulher, o público pôde conferir Mutante, regravação de Daniela para a música de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Já Meu Plano, música do álbum Eletrodoméstico – MTV Ao Vivo, entrou na trilha sonora de Agora é que São Elas, como tema de Honório e Tintim (Nuno Leal Maia e Zezé Polessa). E em mais uma dobradinha com Chico César, a baiana emplacou a romântica Pensar em Você para acalentar o amor entre Giovana (Paola Oliveira) e Mateus (Cauã Reymond) na novela Belíssima. O sucesso foi certeiro: “Se a chuva cai / e o sol não sai / Penso em você... / Vontade de viver mais / Em paz com o mundo / E comigo...”.

E engana-se quem pensa que só de música vive a história de Daniela Mercury na teledramaturgia brasileira. Além de estrelar dois especiais musicais (Som Brasil) na Rede Globo em 1992 e 1993, a cantora já atacou de atriz e fez uma participação especial no primeiro capítulo da novela Mandacaru, exibida pela Rede Manchete. Daniela fez o papel de Maria Bonita, a mulher de Lampião, interpretado por Alceu Valença. Recentemente, em 2010, Mercury deu o ar de sua graça no segundo episódio da série Clandestinos – O Sonho Começou, na qual contracenou com o guapo Emiliano Dávila, o Pedro Bala, também baiano e seu fã na história. Uma prova de que Daniela Mercury, além de Rainha do Axé, manda muito bem quando o assunto é televisão.

Daniela Mercury como Maria Bonita, no primeiro capítulo da novela "Mandacaru".
Vídeo: Memória da TV



6 comentários:

Profº Mário Pires disse...

Excelente texto... boa lembrança!! todos esses sucessos são lindos! o link da cena de Mandakaru então... UM PRESENTE!! parabéns pela matéria. Curti muito.

Blogger disse...

Rita Lee bem que merecia um post sobre as suas trilhas sonoras

Blogger disse...

Se Daniela é a Rainha, Rita Lee é a Rainha-mãe :)

Fernando disse...

A participação de Daniela em Mandacaru foi muito boa. Para mim, as músicas Meu Plano e Mutante foram as mais marcantes em temas de novelas. De Mutante só não gosto da frase NÃO ME SUICIDEI POR UM TRIZ. Suicídio não é legal, né galera?!

André San disse...

Realmente, Daniela emplacou hits inesquecíveis em trilhas de novela. Não dá pra ouvir sua versão de Como Vai Você? sem se lembrar de Laços de Família, uma de minhas novelas favoritas. Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

Anônimo disse...

Gosto quando ouço Daniela Mercury numa novela. "A primeira vista" me marcou muito. E "Mutante" em "Desejos de mulher" me fez comprar o CD da novela. Abraço!
Lucas - www.cascudeando.zip.net