Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que os internautas estão achando de "Insensato Coração"?

O assunto de agora é a atual novela das nove. Da mesma forma como na primeira edição, foram colhidos depoimentos de internautas em comunidades virtuais e em conversas particulares com os autores do blog, com as devidas autorizações. Nossos agradecimentos a eles.



A novela no início não me cativou a ponto de acompanhar todos os dias. Desde o primeiro capítulo, algumas coisas me incomodaram, principalmente na sequência do sequestro do avião que acabou com a morte inexplicável de Tuca Andrada ao ser ferido no calcanhar e no beijo do casal principal. Marina e Pedro não convenceram, como desde Maria Clara e Fernando, o casal principal de Gilberto Braga tem dificuldades de fazer sucesso. Gosto da personagem de Camila Pitanga, me lembra as verdadeiras heroínas do autor. Mas, o que me faz voltar aos capítulos, mesmo que esporadicamente são seus vilões. Léo é um ótimo personagem e acho que Gabriel Braga Nunes teve uma volta triunfal à Globo. E a ascensão de Norma está gerando certa curiosidade, em vários momentos, até no novo visual cabelo Chanel, ela me lembra Maria de Fátima.

Amanda Aouad - Salvador/BA
www.cinepipocacult.com.br
entrebreaks.blogspot.com


Não acho a novela lenta. E olha que não acompanho. Mas uma novela que está há uns dois meses no ar e já aconteceu TANTA COISA assim, não pode ser lenta. Ela tem uma história chata, repetitiva, até desinteressante. Mas tem um elenco de peso, colocando em situações que em outros tempos atraíam bastante o telespectador.

Acho que o problema não está nos autores, mas no público. Os autores ainda fazem as mesmas coisas que faziam há vários anos na tv, mas o público mudou, se desinteressou por muito do que é mostrado. Aquele compromisso de ver uma novela todo dia morreu, então o autor tem que conquistar o público diariamente.

A maioria reclama de coisas que já pediram em outras tramas. A personagem de Norma é interessantíssima. Glória Pires está dando um show como a pobre mulher sofrida que vê a vida girar por completo por algo que não cometeu. E, ainda assim, não está agradando tanto como agradaria em outras épocas. Essa novela já trouxe cenas e situações únicas, como a mulher que morre infartada após ser roubada e ver seu dinheiro voando por todo canto... E ainda assim não atrai a atenção.

Não acho que o problema seja tanto dos autores das novelas, mas do público... Digo mais: uma Vale Tudo, hoje, teria muito mais crítica que elogios. Porque todos nos tornamos assim.

Elton Menezes - Recife/PE



Sobre Insensanto Coração, tenho assistido sim, e até gostado. O casal de protagonista infelizmente não me estimula, pois não sinto atitude ali. Como já esperava desde o começo da novela, toda a história em torno da Norma e sua sede de vingança (muito bem explicada por sinal) que me prendem diante da TV. Posso dizer que quem me surpreendeu foi a Nathalie, pois não imaginei que o personagem fosse ficar tão bom como está.

Kleber Maia - São Paulo/SP

A melhor novela do horário desde "A Favorita"! Gloria Pires faz um personagem incrivel, dúbio...Uma vilã humana, que por causa de uma desilusão acentua um desvio de caráter, aparentemente adormecido! Cenas memoráveis tanto com Cristiana Oliveira, Lidi Lisboa, Gabriel Braga Nunes... E olha que ainda promete muitas cenas até o fim da novela!! Não que eu me prenda, mas é uma novela que da gosto de ver quando estou em casa!!!

Rodrigo Ferraz - São Paulo/SP
www.doglandia.blogspot.com


Insensato Coração- quando começou, eu senti que os dramas familiares teriam grande força na trama, o que me animou bastante!
Muito bacana contemplar Antônio Fagundes, Natália Do Valle, Bete Mendes e muitos outros brilharem em personagens com conteúdo e carga dramática bem dosada. O que me desinteressou de fato foi o estilo desconexo da narrativa escolhido pelos autores - parece que, ávidos por agilidade, criaram tramas paralelas temporárias com a missão de causar impacto na trama pelo realismo das mesmas. Isso quebra bastante a estrutura narrativa dita "normal" das telenovelas, mas, ao invés de revolucionarem, soam como "enchenção de linguiça paralela" e, ao terminarem, reconduzem o telespectador à insossíssima trama central (Pedro e Marina).
De longe o entrecho de Norma (Glória Pires) é o mais atraente. Porém demorou tanto a se desenvolver que cansou o telespectador. Trocaria fácil as inúmeras participações especiais desnecessárias por cenas e mais cenas de nossa grande Glória Pires, a real protagonista!

Thiago Henrick - São Paulo/SP

enthulho.blogspot.com


E você? O que tem achado de "Insensato Coração"? Deixe seu comentário!

9 comentários:

RÔ_drigo disse...

Bom saber a opinião d'Eles,rs.

Marcelo Ramos disse...

Antes de mais nada quero parabenizar a equipe pela ótima seleção dos convidados que deram depoimento. Muita gente boa na estreia do “Eles interagem!”

Insensato Coração começou um pouco diferente. A novela teve um grande prólogo, onde realmente não aconteciam eventos fulminantes e inesquecíveis, como todos esperam quando é anunciada nova novela do Gilberto Braga. É evidente que a história da novela só começou com a vinda de Norma para o Rio de Janeiro. Paraíso Tropical teve um prólogo também mas em meio a muitas confusões armadas pelo canalha do Olavo Novaes (Wagner Moura). Essa novela teve um começo onde Paula (Alessandra Negrini) e Daniel (Fábio Assunção) se conheciam, depois se separavam, até que Paula vem para o Rio e encontra sua irmã gêmea numa situação inusitada (um atropelamento na frente do Copacabana Palace), acho que isso foi no cap 41. Aí, sim, a narrativa de Paraíso Tropical tomou rumo, após o encontro das gêmeas protagonistas.

O prólogo de Insensato Coração foi o tempo em Florianópolis. Não gostei dessa parte pois quase não exploraram a locação, “Floripa”, uma cidade quase tão bela quanto o Rio. Eu não entendia nada, quem estava no Rio, quem morava em Florianópolis, isso comprometia meu entendimento da ação da novela. Como o Thiago disse, a novela concentrou-se em firmar as relações familiares para depois transferir os personagens para o Rio e agora ficou mais fácil de entender. Muita gente que eu conheço estava muito desanimada com a “nova novela do Gilberto Braga” porque faltava a ação, o suspense característicos das novelas do Gilberto. Ele está melhorando, nessa novela não reconheço a apologia aoluxo e a riqueza que sempre foram marcas das novelas do Gilberto.

Marcelo Ramos disse...

A protagonista da novela é quem? Marina e Pedro? Ou é Norma? Isso não cabe a mim responder, afinal tem gente que “define” os protagonistas pelos créditos de abertura. Gilberto afirmou que o título da novela veio primeiro, depois veio a história. De quem é o “coração insensato”, então: De Pedro? De Norma? De Marina? De Raul? De Carol? Definir os protagonistas é fundamental para que as discussões sobre a novela tragam algo de realmente produtivo, sem especulações.

Norma saiu da cadeia e vai começar sua vingança tomando o dinheiro de Teodoro Amaral (Tarcísio Meira) e desligando os aparelhos onde ele está internado. Já foi anunciado pela Minha Novela que “Norma se torna um demônio”. Pelo que eu vejo, até agora, todos torcemos para que Norma cumpra sua vingança e ponha o inescrupuloso Léo pelo menos 7 palmos abaixo da terra. Ela é a vilã ou é a protagonista? Fica a questão. A novela está muito boa. Ainda dou destaque ao núcleo Natalie-Bibi-Douglas, eles estão roubando a porcentagem de humor da novela, estão incríveis. Déborah Evelyn, sempre ótima, está fazendo de Eunice uma personagem que vai entrar pra história de sua carreira, apesar de, a princípio, parecer a Beatriz Amorim de Celebridade.

Fernando Oliveira disse...

A novela me agrada desde o começo. Defendo entre meus amigos e até em fóruns na internet que essa novela é boa. Gosto dos dramas familiares e principalmente do Antônio Fagundes e Glória Pires.

Amanda Aouad disse...

Interessante os comentários de todos. Novela é isso mesmo, várias visões de uma mesma história. Agradeço pelo convite para participar da sessão. Como disse, vejo pouco a novela para tecer um comentário mais aprofundado.

Agora, o comentário aqui de Marcelo me chamou a atenção em um ponto. Quem é o protagonista da novela? Se olharmos Norma como este protagonista, podemos estar diante de um anti-herói guiando a cena, não é totalmente inédito, mas a esse nível, não deixa de ser. Marcelo pergunta: Norma é vilã ou protagonista. Ela pode ser os dois. Protagonista é aquele que faz a ação caminhar, é aquele que age impulsionando a história. Vilã é o contrário de mocinha, e no melodrama estamos acostumados a mocinha ser a protagonista. Mas, se a vilã se torna protagonista, a antagonista pode ser a mocinha, ou outro vilão, no caso, Léo.

Como disse, não vejo a novela para analisar isto, mas gostei da suposição. Seria algo diferente.

Marcelo Ramos disse...

A Amanda entendeu bem a minha questão sobre Norma ser a protagonista porque nós fizemos um grupo de estudo sobre telenovelas juntos na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Em 2005 tivemos que ler, nas reuniões, o livro "O Universo do Romance", porque estudo teórico de telenovela no Brasil peca pela falta de manuais técnicos. Nossa coordenadora buscava as relações entre o romance e a telenovela.

Daí vem a questão do protagonista. Segundo o livro citado, "protagonista" não precisa ser necessariamente sinônimo de "mocinho". O protagonista é o "herói" da trama da principal. "Antagonista" é um força contrária ao protagonista. É uma força, que se serve de um personagem para se manifestar mas é para ir contra. Se Norma for a protagonista, seu antagonista é Léo. Se Marina for a protagonista, seus antagonistas são Irene e Léo. Se Pedro é protagonista, seu antagonista é Léo e Eunice. Se Raul é o protagonista, seu antagonista virá a ser André Gurgel.São jogo de forças e desse atrito sai o conceito de 'ação", mas já outra história.

Anônimo disse...

Às vezes acho a Norma muito parecida com a Maria Paula (Duas Caras) e, consequentemente, o Leo, com o Ferraço. Vocês não acham? Será que, no fundo, Norma ainda não gosta do Leo?

Eduardo Vieira - Recife/PE

E.S. disse...

A melhor trama de Insensato Coração é a de Norma, porém, foi contada de maneira lenta demais. Sempre acreditei que haveria uma passagem de tempo grande, dividindo a novela em duas fases, mas a narrativa se arrastou tanto e a novela apresentou tantos personagens e tramas paralelas que as histórias principais perderam a força.

O grande problema, em minha opinião, é o número excessivo de personagens/núcleos. O que obviamente foi escolhido pelos autores para prender a atenção dos telespectadores, saiu como um tiro pela culatra, e nomes consagrados como Gilberto Braga e Ricardo Linhares erraram no que afinal é o mais essencial ingrediente para o sucesso de uma novela: o carisma dos personagens - aquela sensação do telespectador de que conhece, convive com eles. São tantos personagens que é impossível sentir carinho por eles, acostumar-se com seu modo de ser, e conseqüentemente odiá-los ou torcer pelos mesmos.

E.S. disse...

Marcelo Ramos, sua questão é muito interessante! Defendo que o "insensato coração" é mesmo de Marina e Pedro.

A espinha dorsal da novela é o contraste entre o irmão bom, Pedro, protagonista, e o irmão mau, Léo, antagonista.

Não vejo Norma como a protagonista, afinal não é em torno da sua história que as demais giram. Ela é uma co-protagonista, que pode se transformar na grande vilã feminina, numa antagonista, à medida que prejudicar Marina (se isso acontecer).

Também seriam co-protagonistas Raul e Carol, e seus antagonistas Wanda e André. E estes 8 seriam os personagens realmente centrais.

Na verdade, apesar de a trama de Norma ser inovadora, a estrutura principal da novela é bastante tradicional.