Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

quarta-feira, 29 de junho de 2011


O Vai e Vem do Benedito

por Daniel Pepe


Segundo o blog da Patrícia Kogut, Benedito Ruy Barbosa entregou duas sinopses para a Globo: uma na faixa das 18h, o remake de “Meu Pedacinho de Chão”, e outra na faixa das 21h, projeto antigo ambientado às margens do Rio São Francisco. A princípio poderia parecer bom ver um autor da estirpe de Benedito podendo apresentar duas sinopses, tendo, dessa forma, mais chances de emplacar alguma delas. Mas minha intenção aqui é chamar a atenção para o fato de que essa notícia vem sendo ventilada há anos. Para quem está sempre acompanhando as colunas sobre televisão, fica uma dúvida se esses projetos realmente vão sair do papel.


Naturalmente que nem sempre é responsabilidade das colunas essas informações que não vingam ou que são procrastinadas; a “burocracia” das emissoras contribui bastante para isto. No caso da Globo, tem-se a impressão de que ela não sabe muito bem o que fazer com o Benedito. Após a não tão bem sucedida “Esperança” (2002), o autor foi relegado para o horário das seis onde assistiu suas filhas e autoras Edilene e Edmara nos remakes de “Cabocla” (2004), “Sinhá Moça”(2006) e “Paraíso”(2009). Com o sucesso de cada uma, parecia aumentar as chances do autor voltar ao horário nobre. Entretanto, fica aquela impressão de que existe o receio dele não segurar a trama por oito meses, já que o fato de não ter conseguido com “Esperança”, foi fator fundamental para ele não ter emplacado nenhuma trama no horário desde então.


Devido às suas condições de saúde e pela forma como costuma conduzir suas histórias, é compreensível tanta precaução. Mas suas filhas já provaram ser capazes de levar bem as tramas, mesmo que elas tenham mostrado poucas modificações. Não faria mal ver uma novela regionalista que mudasse um pouco os ares do horário nobre. Mesmo não apresentando nenhuma novidade, faria bem para os telespectadores e para a faixa que se livraria do ranço das últimas novelas apresentadas.

4 comentários:

Lucas disse...

Basta as duas estarem junto com ele nessa empreitada! A novela tem condições de sair!
Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

Anônimo disse...

"Mesmo não apresentando nenhuma novidade, faria bem para os telespectadores e para a faixa que se livraria do ranço das últimas novelas apresentadas."

Concordo plenamente.

Eduardo Vieira - Recife/PE

André San disse...

"Mesmo não apresentando nenhuma novidade, faria bem para os telespectadores e para a faixa que se livraria do ranço das últimas novelas apresentadas."

Concordo! [2]

Revendo O Rei do Gado no Viva, fico com saudades deste tipo de novela no horário nobre. Está fazendo falta...

André San - www.tele-visao.zip.net

E.S. disse...

Torço muito para que Benedito ainda escreva alguma novela. Considero que seu mais recente trabalho foi Mad Maria, já que os remakes foram simplemente cópias das novelas originais. mas tenho sérias dúvidas a respeito da capacidade de Benedito conduzir uma trama às 21h. Este horário se tornou muito complexo, as novelas entram com 60, 70 personagens, muitas tramas paralelas, capítulos com mais de 1 hora de duração, com muita ação, necessidade de abranger vários gêneros: policial, comédia, drama, romance, ação 9mas não política!). Essas são características quase que opostas ao estilo Benedito.

Por isso, torço que o horário das 23h "vingue", tornando-se realmente uma novela (segunda a sexta). Quem sabe não entra um Benedito aí? Pode até ter banhos nas águas do Pantanal, o horário permite. Desde que não seja sobre imigração italiana, será bem vindo!