Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

terça-feira, 30 de agosto de 2011









por Guilherme Staush


No ano em que a teledramaturgia comemora 60 anos, pedi aos internautas que relembrassem a melhor personagem de suas atrizes preferidas.

A pesquisa foi feita na comunidade Memória da TV (Orkut). Agradeço a todos que participaram e aceitaram que seus depoimentos e fotos fossem publicados aqui no blog.



A minha atriz preferida é Arlete Salles...e sua melhor personagem em minha opinião foi Carmosina em Tieta (1989).
Como a própria Arlete costuma dizer, Carmosina era um personagem poético, tinha um caráter muito forte, mas ao mesmo tempo dona de uma doçura imensa, e pura literalmente. Era virgem,solteirona,mas ainda tinha esperança de encontrar uma grande paixão.E através dela Arlete pôde voltar as raízes,falar livremente com seu sotaque nordestino...essa Carmosina existia muito dentro dela. 

Joselice Mendonça - São Paulo



A minha atriz preferida é a Glória Pires.
Seu melhor personagem foi Maria de Fátima, a maquiavélica vilã de Vale Tudo (1988). Ela era pobre, ambiciosa, inescrupulosa e capaz de passar por cima até de sua mãe para ascender socialmente. 

Lucas Fernando - Minas Gerais 


Minha atriz preferida é a Ana Paula Arósio, e o papel preferido dela na minha opinião foi a Hilda Furacão (1998), pois até hoje nunca houve e nunca haverá uma mulher como aquela...Salve Hilda Furacão!! 

Oscar Gouldman - Rio Grande do Norte


Lucélia Santos, como a vilã Carolina Mangiacavallo Carneiro em "Guerra dos Sexos", de1983.
As vilãs, especialmente do Gilberto Braga e do Sílvio de Abreu, são pérfidas e muito bem construídas. Hoje Sílvio de Abreu faz personagens tão perversas quanto as que o Gilberto cria desde Louco Amor. Carolina não era uma vilã totalmente do mal. Sua doçura e seu encanto ganhavam a confiança das pessoas.
Ela é muito carismática.

Marcelo Ramos - Rio de Janeiro


A minha atriz preferida é a Natália do Vale. E o papel, Andréia Souza e Silva da novela Cambalacho (1986).
Acredito que a Natália "emprestou" à Andréia o que toda grande vilã precisa ter: beleza, elegância, sensualidade e competência. Até hj me lembro da "Perigosa". E parabéns para o Silvio de Abreu também, que criou uma de suas melhores vilãs. 


Oton Magno - Bahia 


Lídia Brondi.
Sempre arrasando com seus personagens, mas meu preferido é a Joyce de O Homem Proibido (1981), onde a vilã praticamente carregou a novela. 



Fernando Shimada - São Paulo





Minha atriz favorita é a Malu Mader, e meu personagem favorito dela é a Paula Lee de “Labirinto” (1998), mais uma das protagonistas marcantes que o Gilberto Braga deu a ela, dessa vez garota de programa, mentirosa, cínica, sensual e de bom coração... Malu estava belíssima e numa de suas melhores atuações. Paula Lee foi o melhor dessa minissérie...


Cristian Monteiro - Rio de Janeiro
     

Minha atriz preferida é a Gloria Pires. Admiro muitíssimo o trabalho dela, cheio de intensidade e carisma. Minha personagem preferida dela é a Nice, na refilmagem de "Anjo Mau", em 1997. Qualidade da novela à parte, acho que o trabalho de Glória nessa novela foi fantástico. 

Janaína - São Paulo




MARIETA SEVERO - Uma atriz que impõe força e verdade em tudo o que representa, e nunca passa despercebida - sempre deixa sua marca. A personagem que mais gosto dela é a ALMA FLORA PIRAJÁ DE ALBUQUERQUE, a quase-antagonista de LAÇOS DE FAMÍLIA (2000). O texto do Maneco foi perfeito pra eternizá-la e transformá-la numa das melhores personagens da teledramaturgia - e a atriz valeu-se de várias sutilezas para não deixar que a personagem ficasse caricata e rasa. Conseguiu o equilíbrio que precisava - e IMORTALIZOU!

Thiago Henrick - Alagoas


Minha atriz predileta é a Isabela Garcia, idolatro ela desde Corpo a Corpo em 85, mas Ana de Bebê a Bordo (1988) foi a personagem que mais me agradou, Ana foi uma mocinha imperfeita, fugiu totalmente do politicamente correto na época e público torcia por ela, eu principalmente rsrs.
É uma pena que hoje ela interpreta suburbanas barraqueiras no texto daquele autor que diz que a adora, imagine se odiasse ?



Luciano Lopes - São Paulo



A minha atriz preferida é uma que mal aparece na novela Cordel Encantado...a Débora Duarte.
Pra mim seu melhor papel foi da Camila Karany, Catucha (Coração Alado - 1980). Ela era o cão chupando manga! Se apaixona por um cara rude, tudo ao contrário do que ela achava gostar. Ela era esnobe, odiava pobre e era uma ótima empresária. Ela vai se apaixonar justo pelo cara que viveu os últimos dias de sua mãe e persegue com unhas e dentes , a sua rival, linda, loira e de olhos azuis, Vivian (Vera Fisher) se passando até pro lado dela, dando-lhe emprego, mas no primeiro momento faz ela passar vexames pela sua pouca cultura. Ainda lhe rouba o filho, já que o dela morre...um tour de force dessa maravilhosa atriz que hoje só faz a empregada, a agregada, a amiga da moçona... 

Eduardo Vieira - São Paulo 


E você? Concorda com os internautas selecionados?
Qual sua atriz preferida e personagem mais marcante?



***


10 comentários:

Jéssica Trabuco disse...

Ah.. adorei!
Hilda Furacão foi mesmo uma personagem fascinante.
Bacana a proposta.

Anônimo disse...

Não que ela seja A minha atriz preferida, mas uma das. Mas como não foi citada aí, lá vai: muito pouca coisa se compara na TV à Cláudia Abreu como Laura Prudente da Costa, em Celebridade!

Eduardo Vieira - Recife/PE

Mauro Barcellos disse...

Acho que Fernanda Monentenegro é ainda imbatível. Charlô, Chica Newman, Vó Manuela e Bia Falcão são clássicas!

Juliano G. Bonatto disse...

Difícil escolher A MELHOR, mas Regina Duarte pelo conjunto da obra. Só Porcina já foi antológica!

Nilson Xavier disse...

EVA WILMA!

São tantas personagens marcantes
Das que eu acompanhei:
Laura de Ciranda de Pedra
Marcia de Elas por Elas
Maura Garcez de Roda de Fogo
Hilda Pontes de Pedra Sobre Pedra
Tereza Pelegrine de Pátria Minha
Doutora Marta do seriado Mulher

Apesar de não gostar muito da novela A Indomada, reconheço que a melhor personagem de Vivinha na TV é MARIA ALTIVA, a terrível vilã de Greenville!

Kleiton Alves Hermann disse...

Regina Duarte representa bem a atriz brasileira. Eterna namoradinha do Brasil.

Mauro Barcellos disse...

Irene Ravache é uma grande atriz e raramente lembrada. Esteve extraordinária em Éramos Seis, Sassaricando e na recente Passione.

Telinha VIP disse...

Gosto de Suzana Vieira, apesar de ela ter se tornado mais uma celebridade do que uma atriz nos últimos anos. Branca Letícia de Por Amor é uma das melhores personagens dela. Uma vilã inesquecível, maquiavélica e muito bem humorada, na medida certa.

Kleiton Alves Hermann disse...

Lília Cabral - Sheila (História de Amor) e Marta (Páginas da Vida), e Griselda vai entrar na galeria de personagens marcantes, certamente.

E. S. disse...

Queria citar mais algumas...

- Patrícia Pillar (destaque: Luana Berdinazzi de O Rei do Gado);
- Drica Moraes (destaque: Violante Cabral de Xica da Silva);
- Taís Araújo (destaque: Xica da Silva da novela homônima);
- Glória Menezes (dispensa apresentações);
- Adriana Esteves (destaque: Catarina Batista de O Cravo e a Rosa);
- Leandra Leal (destaque: Beatriz de A Muralha).
Outras: Marília Pêra, Laura Cardoso, Luciana Braga... ê país bem servido de atrizes...