Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

terça-feira, 11 de outubro de 2011

E  S  P  E  C  I  A  L

DIA DAS CRIANÇAS





           A infância da equipe do "Agora" foi marcada por momentos televisivos que fizeram história na programação da Rede Globo. O "Eles Relembram - especial do dia das crianças" faz uma viagem no túnel do tempo, destacando um programa que marcou a vida dos membros do blog, e que certamente deve ter marcado a sua também!



Pirlimpimpim (1982) 

Capa do LP do Especial
Os especiais infantis dos anos 80 foram mágicos porque me levavam para aquele mundo de fantasia e de sonho. E eu embarquei no sonho de Aretha, no especial "Pirlimpimpim", que foi a ar em outubro de 1982. O pó mágico de Monteiro Lobato transportou a menina para aventuras junto aos personagens do sítio que, interpretados por cantores, tiveram cada um seu número musical. O vídeo abaixo é a parte em que Aretha pede a Pedrinho (Ricardo Graça Mello) ir salvar o Visconde (Moraes Moreira) no mundo da Lua. Junto com Pedrinho, vão também Emília (Baby Consuelo - hoje Baby do Brasil) e Narizinho (Bebel Gilberto). Os quatro cantam "Lindo Balão Azul", um dos hinos de quem foi criança naquela época.

Daniel Pepe


PIRLIMPIMPIM (1982) - Lindo Balão Azul
Vídeo: tvresgate























TV Colosso (1993 - 1997)

Quem foi criança nos anos 90 e não se lembra da TV Colosso? Uma emissora de TV comandada por cães onde a estrela maior era a sheep-dog Priscila, produtora do canal comandado por JF, chefinho amado do puxa-saco Capachão, e grande amor de Gilmar, que além de operador de VT, era o protagonista do seriado As Aventuras do Super-Cão, uma das melhores atrações do canal canino.

Duh Secco


TV COLOSSO (1993) - As Aventuras do Super-Cão
Vídeo: SonicCosmico






Xuxa Park (1994 - 2002)

A TV Colosso substituiu o Xou da Xuxa, que durantes anos reinou absoluto entre a criançada. A Rainha dos Baixinhos não abandonou seus súditos e retornou para as manhãs em 1994, com o Xuxa Park, que ia ao ar somente aos sábados. Lembro da chamada de estreia, exibida no intervalo da novela Tropicaliente. E de pensar que teria que acordar cedo também aos sábados...

Duh Secco


XUXA PARK (1994) - Programa de estreia
Vídeo: VictorFavoritos






Vinícius para Crianças - A Arca de Noé (1980)


Saudade dos musicais infantis! Pérolas de um tempo em que as músicas para crianças diziam mais do que simplesmente coisas do tipo "pula pra cá, pula pra lá" ou "eu amo a apresentadora sensual e não fico um dia sem vê-la na TV...". Tenho pra mim que fazem muita falta atualmente. Para ilustrar, numa escolha difícil entre fortes candidatos, como Pirlimpimpim, Casa de Brinquedos e Plunct Plact Zum, fiquei com a "A Arca de Noé", cujo LP lançado pela BMG Ariola eu gastei de tanto escutar. 

Fernando Russowsky


A ARCA DE NOÉ (1980) - Abertura do especial
Vídeo: Myckon





Sítio do Picapau Amarelo (1977-1986)

Feliz da criança que pôde crescer junto com o "sítio do picapau amarelo".  O mundo mágico de Monteiro Lobato encantou crianças de toda uma geração, que embarcaram na fantasia de histórias inesquecíveis como a do Minotauro, dos Piratas do Capitão Gancho, de Rapunzel, Aladim, e até mesmo de Romeu e Julieta!

Guilherme Staush 


SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (1978) - Episódio "O Minotauro"
Vídeo: Memória da TV
 

6 comentários:

Isaac Santos disse...

bom ter podido viver uma época em que havia programação de qualidade para criança... criança era tratada como criança, brincava, estudava e óbvio, algumas privilegiadas, como nós, "viajavam" na frente da TV... Saudades!!!

eu acrescentaria aí o "Bambalalão" da TV Cultura, o "Clube da Criança" (fase da Angélica) da TV Manchete, e o "Show Maravilha" do SBT, que fizeram parte da minha infância!

abraço, meninos!!!

Amanda Aouad disse...

A citação de Daniel e Fernando foram as que me deram mais nostalgia, tenho os vinis até hoje, A arca de noé então, adorava colar as figuras na capa, ela veio em branco e a gente montava os bichinhos. As músicas são ótimas até hoje. Boas lembranças;

Juliano G. Bonatto disse...

Naqueles tempos até os especiais infantis eram mais criativos. Faltam mentes como a do Vanucci.
Mas acho que as crianças mudaram. As de hoje certamente preferem ver outras coisas..

Anônimo disse...

O Sítio é um programa que trouxe alegria a várias gerações, e marcou as pessoas, cada uma delas de um jeito especial, por um momento, uma história ou um personagem. É dessas histórias universais que ficam pra sempre.

Dan FM disse...

Muito boa ideia rememorar os programas infantis que tanto nos marcaram. Gostava muito do Xou da Xuxa e do Balão Mágico! Foi maravilhoso esse tempo em que havia programação divertida na TV e brincadeiras de rua, com criança sendo, de fato, criança!

Anônimo disse...

O Sitio do Pica pau amarelo foi uma das melhores coisas já feitas na televisão! Pena que a Globo nunca mais conseguiu repetir o feito. Podia ao menos reprisá-lo no Vale apena ver de novo ou no Viva!