Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012



por Daniel Pepe
colaboração de Guilherme Staush



Hoje o post será uma homenagem a Elis Regina, no dia que sua morte completa 30 anos. Elegemos 10 músicas cantadas por uma das maiores intérpretes que já tivemos e que já foram temas de novelas. A ordem é aleatória, mas tentamos aferir aquelas que mais marcaram a história, o personagem, ou estiveram mais vivas nas cabeças dos telespectadores.




1) "Alô, Alô, Marciano" – Cobras & Lagartos (2006): o divertido refrão “down, down, down on the high society”  grudou como chiclete, já que além de tocar na abertura, tocava também nas vinhetas de "estamos apresentando" e "voltamos a apresentar". A música já havia sido tema também de História de Amor (1995/96). Reveja a abertura da novela:


 
2) "Tiro ao Álvaro" – Sassaricando (1987/88): um dos melhores encontros da música brasileira (Elis e Adoniran Barbosa) embalou o romance dos jovens Tancinha (Cláudia Raia) e Apolo (Alexandre Frota). A música também fez parte da trilha do remake de Uma Rosa Com Amor (2010).   
  

3) "Redescobrir" – Razão de Viver (1996) e Ciranda de Pedra (2008): além de não terem grande repercussão, as duas novelas têm em comum a forte música de abertura, mesmo que na última tenha sido somente o refrão. 


4) "Me Deixas Louca" – Brilhante (1981/82): tema dos personagens Luiza (Vera Fischer) e Paulo César (Tarcísio Meira). Elis morreu durante a exibição da novela e o autor Gilberto Braga não poupou na homenagem, escrevendo a última cena com o casal conversando sobre a ideia da morte, com a música ao fundo.


5) "Para Lennon e McCartney" – Corpo a Corpo (1984/85): Gilberto Braga foi o autor que mais homenageou Elis após a sua morte, dessa vez com o tema do personagem Cláudio, vivido por Marcos Paulo.


6) "Atrás da Porta" – De Corpo e Alma (1992/93): a música caiu bem para a sofrida Antônia, vivida por Betty Faria. Foi tema também de Ninho da Serpente (1982), O Quinto dos Infernos (2002) e Canavial de Paixões (2003/04).
 

7) "As Aparências Enganam" Belíssima (2005/06): numa história onde as coisas não pareciam ser bem o que eram, a música caiu como uma luva para os personagens de André (Marcello Antony) e Bia Falcão (Fernanda Montenegro).  Foi tema também de Eu Prometo (1983/84).


8) "Aprendendo a Jogar" – Vidas em Jogo (2011/12): na atual novela das dez da Record, a canção serviu de tema para Ivan (Sílvio Guindane).


9) "Velho Arvoredo" – Felicidade (1991/92): uma das músicas mais bonitas cantadas por Elis foi tema do protagonista Álvaro (Tony Ramos).


10) "Fascinação" – O Casarão (1976): tema do casal Carolina (Yara Côrtes) e João Maciel (Paulo Gracindo), que se separam na juventude para somente se reencontrarem na velhice, embalou o épico de Lauro César Muniz. Foi uma das canções  que mais marcou a história da teledramaturgia, no reencontro do casal 40 anos depois. Foi tema também do remake de O Profeta (2006/2007). Veja trecho da cena de O Casarão:



Destacamos também os hinos "Como Nossos Pais" e "O Bêbado e a Equilibrista" que não poderiam deixar de estar no clássico Anos Rebeldes (1992).


E você, quais acrescentaria à lista?


 ***

8 comentários:

Brunno Duprat disse...

Muito digna a homenagem. Em minha page no Facebook também dediquei um espaço a Elis, uma das melhores vozes do Brasil ao lado de Bethânia, Gal, Nana e mais algumas!

FABIO DIAS disse...

Acrescentaria a música que mais gosto dela:

Como nossos pais - que por sinal foi tema de duas novelas até onde sei Anos Rebeldes e Estrela Guia!!

Abs

Fábio
www.ocabidefala.com

Kleiton Alves Hermann disse...

Elis é magnífica. Conheci grande parte das músicas dela nas trilhas de novelas! É ótimo recordar.

Telinha VIP disse...

Adoro Fascinação, Moda de Sangue e As Aparências Enganam. Pra mim sao as mais fortes da cantora em novelas. Bjs

Juliano G. Bonatto disse...

Que bom poder ter a voz de Elis ainda nas trilhas de novelas mesmo após sua morte. Melhor cantora de todos os tempos! Acho que foi mais lembradas nas novelas após sua morte do que quando estava viva.

Anônimo disse...

A minissérie "Queridos amigos" também teve músicas de Elis na trilha. Eu adorava "Redescobrir" e me surpreendi ao vê-la na trilha de "Ciranda de pedra".
Lucas - www.cascudeando.zip.net

André San disse...

Que ótima ideia relembrar os sucessos de Elis na nossa teledramaturgia. "As aparências enganam" em Belíssima foi perfeita!
André San - www.tele-visao.zip.net

edu veira disse...

eu acrescentaria Altos e Baixos, tema de Betty Faria em Água Viva.. uma das torch songs gravadas por Elis!