Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM A 

 GUILHERME STAUSH


 por seus Amigos

Hoje o Agora deixa de falar exclusivamente sobre televisão para festejar os 40 anos (com cara de 30) de um dos criadores e autores do blog: Guilherme Staush. Figura conhecida dos noveleiros aficionados há anos, desde quando começou a compartilhar arquivos de vídeos de novelas, aberturas e programas, seja de acervo próprio ou de outros, Gui também sempre freqüentou listas de discussões e comunidades na internet relacionadas ao tema. De uma dessas listas nasceu o Blog Memória da TV, que hoje é bastante prestigiado e um dos mais visitados do segmento. E no último ano, colocou boa parte de seus esforços no visual e, sobretudo, no conteúdo deste blog. Fica aqui a homenagem de amigos que te adoram e que torcem por essa pessoa maravilhosa que você é. Parabéns, Gui!



Eu cheguei até o Gui por intermédio das aberturas e cenas disponibilizadas por ele no grupo Memória da TV, no Yahoo. As mesmas iam parar no Orkut, onde eu as conferia. O Gui se tornou então uma referência pra mim. Ficava impressionado com a quantidade de material, e a qualidade também, que ele dispunha. Com o passar do tempo e o fortalecimento de nossa amizade, pude ver que o Gui é mais do que um colecionador. As maiores relíquias de seu acervo são as lembranças que ele traz consigo.
Adoro quando conversamos sobre cenas de novelas que eu não vi e que ele guarda em sua memória com uma nitidez absurda. Admiro o Gui pelo seu árduo trabalho em prol da preservação da memória de nossa TV. E também por sua franqueza, lealdade, obstinação. Quando Ivan Gomes sugeriu que criássemos um blog de crítica televisa, isenta de qualquer amarra ou pedantismo, eu só topei porque sabia que iria contar com o Gui. Ele e o Daniel colocaram o Agora de pé. Ele batalhou inúmeros contatos, que nos brindaram com valorosas entrevistas. Maneco, Lauro César, Falabella... Quanta gente boa, reunida em um só espaço, graças ao Gui. 

Meu Bem, Meu Mal
E quantas grandes cenas que eu vi graças a ele: o final de Isadora Venturini (Sílvia Pfeifer), em Meu Bem Meu Mal; o suicídio de Laurinha Figueroa (Glória Menezes), em Rainha da Sucata; o escândalo de Dona Xepa (Yara Cortês) no casamento de sua filha... Gui, pelo seu fantástico trabalho e pelo seu grande caráter, parabéns! Que num dia especial como o de hoje, seu aniversário, você se abasteça de paz, saúde e sucesso, para que isso tudo faça com que esse novo ano seja mais do que especial. E que nossa amizade continue firme e forte neste e em todos os outros anos de nossas vidas... Abraço, queridão!

Duh Secco – São Paulo



Para meu querido e doce amigo Gui, eu desejo nesse dia tão especial toda a felicidade do mundo! Através da internet conheci o grupo Memória da TV, criado pelo aniversariante do dia, e graças ao grupo eu vivi uma experiência que sempre considerei digna de novelas, que é conhecer pessoalmente amizades que surgiram no mundo virtual, e entre esses amigos está o próprio Guilherme. Sinto-me muito honrada por ter tido o privilégio de conhecê-lo e por poder desfrutar de sua companhia em suas visitas a Porto Alegre.

Aline Reis – Rio Grande do Sul



Conheço o Guilherme desde o grupo que ele tinha no Yahoo onde debatíamos sobre teledramaturgia abertamente, na época ele era um adoravel Limão Doce, ácido sim, mas sem perder a doçura!

Esse queridão nesse grupo nos presenteou com várias cenas também, entre muitas conheci, uma que adoro, Lília Cabral em Vale Tudo tinha um personagem delicioso, talvez seu primeiro grande papel: Aldeíde era o nome dela.



Como disse, vi pela primeira vez graças a ele, e quando vi na exibição do canal Viva não teve como não lembrar dele!!

Meu Querido, te desejo não só hoje, como sempre, tudo de melhor e mais um pouco, obrigado por compartilhar esses videos, fotos, matérias e tantas outras coisas;]]
Conta Comigo Sempre!!!!!

Rodrigo Ferraz – São Paulo



Olha que responsa...falar do Gui, mentor do Memória da TV!

Uma das pessoas com quem tenho maior afinidade, pois ele tem um perfil de telespectador televisivo muito parecido com o meu. Somos muito mais interessados em cenas bem construídas, diálogos elaboradíssimos e principalmente tempo pra que nos acostumemos com os personagens, em detrimento da sede por ritmo alucinado e na avidez por agilidade que impera no interesse dos telemaníacos de hoje.

É um prazer enorme lê-lo, tanto aqui no AGORA como no MEMÓRIA e nas redes sociais, pois suas posições e defesas nos debates de nossa teledramaturgia são interessantíssimas, muitas vezes tenho até impressão de ter escrito aquilo (risos).

Laços de Família
Nós costumamos dizer que a clássica Laços de Família é a nossa novela. Já tive ciumeiras demais, agora estou resignado em reparti-la (risos).

Sem falar da afinidade musical, paixão por trilhas sonoras, etc...mas não irei me estender muito não.
Tenho a sorte de ser amigo dele além do universo teledramatúrgico e desejo, de coração, muitas felicidades, SEMPRE!

Thiago Henrick – São Paulo




Comecei a ter contato com o Guilherme ainda nos tempos da lista do Yahoo! cujo nome passou ao ótimo blog que ele mantém, Memória da TV. Sempre admirei e admiro seu grande conhecimento sobre a história da televisão brasileira no geral (principalmente de teledramaturgia, claro) e sua paixão pelo gênero, que é comum à gente que o conhece e foi mesmo o que nos levou a conhecer uns aos outros. Mesmo que hoje a lista esteja inativa, muitos de nós travaram amizades no mundo real (rs) e a figura do Guilherme permanece como a de um líder da gente, os noveleiros de plantão, alguém que respeitamos e de quem gostamos muito. Que a nossa amizade permaneça como vai, sempre sincera e presente mesmo quando ausente - valendo isto para mim ultimamente (rs).

Abração

Fábio Costa – São Paulo



Conheci o Gui através da comunidade Teledramaturgia, no Orkut. E estreitando os laços, conheci também seu belo trabalho a frente do Memória da TV e seu grupo de discussão. 

Ele tem um humor incomparável, além de ser um querido amigo. Solícito, sempre atendeu aos meus pedidos, inclusive para participar do meu Blog, o Zappiando. Em seus textos para o Zap, Gui me fez conhecer o universo de Elas Por Elas, lembrando de pequenos detalhes, e recentemente, me fez recordar uma cena linda de Laços de Família. Em sua descrição, era possível visualiza-la, mesmo sem assisti-la.

Elas por Elas
Lembro também que em seu Memória da TV assisti um capítulo inteiro da primeira fase de Porto do Milagres.

Guilherme Staush, a identidade secreta que muitos têm a curiosidade de conhecer e que eu sei que existe. Sabe tanto ou mais de TV do que muitos por ai e não bota banca por isso.

Querido amigo, neste seu dia, te desejo muitas felicidades e sucesso! Abraço!
 
Paulo Ricardo Diniz – Rio de Janeiro



Feijão Maravilha


Guilherme, nobre cidadão! Criador do Memória da TV, grupo de e-mails que se transformou numa turma de amigos. 

Foi por intermédio dele que eu tive a oportunidade de rever, vinte e três anos após ter visto pela primeira e até então única vez, uma das minhas cenas favoritas em teledramaturgia, que é o clipe final da novela Feijão Maravilha, no qual os atores desfilam carregando placas com seus nomes. 





Para completar, tenho a honra de conhecê-lo pessoalmente. A despeito dele não comer carne de boi, porco ou ovelha, nem comida japonesa, chinesa, árabe, gaúcha, baiana e por aí vai, é uma grande parceria para restaurantes e bares, quando vem a Porto Alegre e se hospeda em um local privilegiado, perto do Parque da Redenção. Ao Sr. quarentão Guilherme Staush as minhas saudações natalícias!

Fernando Russowsky – Rio Grande do Sul



Há algum tempo atrás, procurando por informações sobre novelas antigas, eu encontrei um grupo dedicado ao assunto, no Yahoo, o "Memória da TV". O Gui era o proprietário, e pedi a ele pra entrar. Achava o seu trabalho magnífico, de compartilhar vídeos tão queridos com internautas que ele não conhecia. O que mais me fascinava a princípio eram as aberturas de novelas que eu nem sonhava que um dia conheceria, como Dancin’ Days, O Grito, A Sucessora e tantas outras. 

Guerra dos Sexos
Com o compartilhamento de Guerra dos Sexos, através da comunidade do Gui no Orkut, comecei a ter mais contato com ele, conversando sobre a novela do Sílvio de Abreu em intermináveis depoimentos. Algum tempo depois, ele me convidou para uma outra lista, de discussões sobre televisão. Interagíamos por ali, até que trocamos MSN, mas ainda não tínhamos tanta intimidade. Ela só veio quando, junto com outros amigos, tivemos a ideia de criar este blog. Aos poucos fui percebendo que manter o blog exigia um trabalho conjunto, de parceria, não era coisa de uma pessoa só. 

Engraçado que constantemente Gui e eu discordávamos quanto a vários detalhes, mas no final sempre chegávamos numa solução onde todos ficavam satisfeitos. Admiro bastante o Gui pela sua sinceridade, coisa rara hoje em dia, sobretudo no meio virtual. Ele não fica puxando o saco e diz exatamente o que pensa quando você pede uma opinião, elogiando quando está bom e aconselhando quando não está, sem com isso ser rude. Por isso confio nele de olhos fechados. Nesse quase um ano de blog, adorei passar madrugadas com esse camarada discutindo, expondo, propondo novidades, ajeitando postagens, para que tudo ficasse da maneira que vocês todos veem hoje. Mas é claro que a amizade se fortalece também pelo compartilhamento de assuntos pessoais. Deixo aqui então esta pequena homenagem a este grande amigo a quem desejo tudo de bom. Que o melhor da sua vida comece agora!

Daniel Pepe – São Paulo



***

9 comentários:

Guilherme Staush disse...

Seus loucos!!! rs

Vocês se esqueceram de que esse coração já tá na casa dos 40???

Foi uma grande surpresa...Daniel me enrolou direitinho dizendo que ia fazer outra postagem (que sacana!rs). Nem por um momento percebi coisa alguma. Estou rodeado de lacraias..rs

Agradeço a todos os queridos amigos que participaram, com quem tive o prazer de dividir tantas coisas boas na internet durante esses quase 10 anos do Memória da TV. Eu nem sequer imaginava como alguns de vocês tinham chegado até nossa lista e nem o que mais tinha marcado vocês a respeito dos vídeos disponibilizados. Espero que possamos fortalecer cada vez mais nossa amizade. Obrigado pelas doces palavras e emocionantes recordações.

Grande abraço a todos!

Jorge Fortunato disse...

Parabéns pelo aniversário Gui!E muita saúde para continuar com suas pesquisas e contriubuições ao blog!

Telinha VIP disse...

Parabéns ao Guilherme. Tudo de bom!

Bjs

Juliano G. Bonatto disse...

Parabéns, Gui! Você faz um ótimo trabalho.

Dan FM disse...

Gui, meu parabéns!! Tenho uma admiração e um carinho especiais por ti! Você sabe disso! Então, só me resta desejar tudo de bom e muita paz em sua vida! Que os anjos sempre estejam contigo e que o sucesso continue ao seu lado!!! Abração!!!

André San disse...

Parabéns duplo! Continue fazendo este excelente trabalho! Forte abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net

Juliano G. Bonatto disse...

Parabéns, Gui! Continuo acompanhando teus blogs! Saudade da lista! Bjs

Cris

FABIO DIAS disse...

Guiiiiiiiii, desculpe o atraso, eu estava viajando!!!

Vc é uma delícia.... de conversar!
Sua lacraia rsrrsrs

Que esse seu humor dure por mais 40 anos!

Saúde e paz!
Principalmente pra seu coração que está na casa dos 40 kkkkkkkkkk (adorei)

Adoro você, seu sumido!

Abração

Kleiton Alves Hermann disse...

Parabéns ao Guilherme, que faz um ótimo trabalho nos blogs.

Abraço.