Novela das 19h é divertida e inteligente, mas não arrebata o público.
por Duh Secco
Desde a sua estreia, em outubro passado, Aquele Beijo vem oscilando na audiência. Eu, particularmente, gosto muito da trama de Miguel Falabella. É a minha companheira na hora do jantar, quando estou sempre em frente a TV. Adoro a novela e confesso que não entendo muito os motivos pelos quais a audiência não se estabelece nos trilhos desejados pela emissora. Vou tentar enumerar aqui alguns dos pontos que, acredito eu, colaboram para que a atual novela das 19h esteja passando despercebida por muitos dos telespectadores.
Por outro lado, a novela traz tramas clássicas, como as das crianças maltratadas no Lar da Mão Aberta e a disputa do casal Camila (Fernanda Souza), jovem irresponsável, e Ricardo (Frederico Reuter), o marido dedicado, pela guarda do filho. Histórias que sempre arrebatam o grande público, mas que parecem não ter surtido efeito dessa vez. Assim, Aquele Beijo fica entre o mundo de Falabella e uma novela comum, dessas que, mesmo sendo boas, passam em brancas nuvens. Não é amada nem pelos fãs do estilo do autor, nem pelo público em geral.
Fora isso, o casal romântico formado por Cláudia (Giovanna Antonelli) e Vicente (Ricardo Pereira), que começou promissor, sofreu com o desenrolar lento da trama. Ficaram à margem de outros personagens e situações, como a de Regina (Nívea Maria), mãe de Cláudia, presa por ter servido, sem saber, como “laranja” nos negócios escusos de Maruschka (Marília Pêra). A prisão serviu como estopim para o divórcio de Cláudia e Rubinho, e só a partir deste momento, a protagonista voltou a se relacionar com seu par, apesar de diversos encontros não planejados, nos quais o casal ficou só de papo furado. Só agora, já na reta final, que Cláudia e Vicente vieram a se relacionar e passaram a ter um bom impedimento, desses que o público sempre gosta, para ficarem separados: as chantagens de Lucena (Grazzi Massafera), que ameaça manchar a reputação de Vicente, seu ex-marido, caso Cláudia continue a se relacionar com ele.
A novela tem seus pontos positivos. A trama é bem amarrada e inteligente (e talvez isso também afaste uma parcela dos telespectadores). Expõe muitas das mazelas deste país, principalmente as corrupções dos poderosos e a morosidade da justiça diante de casos gritantes de fraudes e desvios de dinheiro. Os atores cumprem bem suas funções, com destaque para a já citada Marília Pêra, Jaqueline Laurence (Mirta), Marina Mota (Amália), Bruno Garcia (Joselito), Diogo Villela (Felizardo) e Stella Miranda (Locanda). Elizângela vem roubando a cena, com toda a amargura de sua Íntima, após a gravidez indesejada de sua filha, a aspirante a miss Belezinha, ótimo trabalho de Bruna Marquezine. O texto sagaz de Miguel Falabella traz verdadeiras lições de vida, e a narração feita pelo autor é um grande atrativo. É pena que pequenos deslizes estejam afugentando o telespectador.
7 comentários:
Pior novela do Falabella!
Pasmem, adorei Negócio da China, não perdi um capítulo!
Falta tudo em Aquele Beijo, romance, drama, comédia das boas e um bom enredo que prenda!
Tudo é muito moroso, simples, sem profundidade e batido!
Não consigo ver um capítulo inteiro, acho um porre de chata!
Sou fã da obra do Falabella, pra mim essa é a sua primeira decepção na TV.
Uma pena!!!
Essa semana deve bater mais um recorde - NEGATIVO!!
Parabéns por ter trazido um texto para debatermos sobre a trama.
A Vida da Gente também é outra que está caindo no final, tanto na audiência quanto na qualidade!
Fábio Dias
A novela é chata. Parece não ter alma. Mas já senti isso no Falabella desde Negócio da China, a meu ver, inclusive, ainda pior do que Aquele Beijo.
Eduardo Vieira - Recife/PE
Acho que o problema da novela é bem esse: os tipos são interessantes, mas nao há boas tramas. Acho que a Maria Carmem Barbosa faz muita falta fazendo dupla com o Miguel. Percebi isso já em Negócio da China.
Bjs
A verdade tem que ser falada. O problema não é o que falta em Aquele Beijo, mas sim o que sobra no público. A meu ver, o público está cada vez mais exigente e esse é o nosso papel, exigir que se façam boas novelas, mas o que tem de errado em Aquele Beijo? NADA, em absoluto, acho que a novela, como o próprio texto do blog diz, é inteligente. Portanto, o problema às vezes pode estar na extrema exigência do público e não na possível falta de algum ingrediente na novela.
O CABIDE, realmente é de ficar pasmo! Aquele Beijo é anos luz melhor que Negócio da China, mas o que digo aqui é apenas minha opinião, já que no seu comentário você adiantou que ficariamos pasmos com essa revelação de que vc gostou de Negócio da China e não gosta de Aquele Beijo.
Abraços a todos e parabéns ao Duh Secco pelo texto.
Gosto muito do estilo do Miguel Falabella! Acompanhei Salsa e Merengue, A Lua me Disse e Negócio da China com um prazer absurdo! Três novelas muito boas, na minha opinião. No caso de Aquele Beijo, concordo que o texto é inteligente, e a fina ironia do Falabella pode ser facilmente identificada. Mas a trama não me empolga também. Assisto, me divirto, mas não é daquelas novelas que me faça voltar no outro dia com aquela vontade de ver. É uma boa novela. Leve, divertida. E só. Falta um tempero que as três novelas anteriores do Falabella tiveram. E o que mais sinto falta, como o próprio texto lembra, são dos tipos exóticos. Aquele Beijo tem poucos, e eles não são tão interessantes como o das outras obras.
André San - www.tele-visao.zip.net
O que eu acho é o seguinte: Miguel Falabella não tem sorte como autor de novelas. Ele não sabe escrever tramas populares, daquelas que ficam na memória do público com o passar dos anos. Eu sei que ele tenta, se esforça bastante, mas até agora não conseguiu emplacar nada nessa área. O resultado sempre sai sem carisma nenhum e acaba sendo esquecido pelo público.
Além disso, o quarteto de protagonistas de "Aquele Beijo" não emplacou, apesar de todo o talento de Giovanna Antonelli. A gravidez de Grazi Massafera, cuja saída foi antecipada, também contribuiu decisivamente para a trama não ter decolado. Sua personagem poderia ter rendido conflitos mais interessantes e atraentes pro telespectador, já que se tratava de uma vilã. Então, como o público vai torcer se não há conflitos? É aí que está o problema.
E mais: a arrogância de Marília Pêra não está valendo de nada, pois sua interpretação continua repetitiva e chata demais a cada novo trabalho na TV.
Sua crítica foi deveras conclusiva. Cada ponto que voce citou explica exatamente o que eu sinto ao assistir a novela e nao sabia explicar!
Vejo a novela com esta qualidade que você citou até mesmo por ter conquistado os meus exigentes pais! hahaha
Concordo, também, que Maria Carmem faz falta à Falabella... Salsa e merengue e A lua me disse me conquistaram, enquanto negocio da china e aquele beijo não me despertam nada!
tvporsenhorw.blogspot.com
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