Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

sábado, 31 de março de 2012



E L  I  Z  A  B  E  T  H
S  A  V  A  L  A










Na terceira parte da entrevista, Elizabeth Savala nos conta sobre os filhos Diogo e Thiago, este que teve sua estreia ao seu lado em Quem É Você?. Savala também nos fala sobre a influência de Roberto Talma em sua carreira, os conflitos com a Censura, e a parceria com Janete Clair e Tony Ramos.






PARTE 3 - Os filhos e os grandes amigos: Thiago Picchi, Diogo Picchi, Roberto Talma, Janete Clair e Tony Ramos.


por Duh Secco


ROBERTO TALMA
Juntos desde o início


Roberto Talma: parceiro desde Gabriela.
Quando o Tiago mexeu pela primeira vez na minha barriga, foi numa cena de beijo com o Ney Latorraca, no Grito. O Tiago deu um chute tão grande que o Ney sentiu e falou “ah, esse menino, ele me chutou! só pode estar com ciúme!”. Aí, o Talma parou a gravação e deu lanche, comemos bolo pra comemorar que o meu filho tinha mexido pela primeira vez na barriga. Depois, o Talma saiu da Globo, acho que foi pra Bandeirantes. E quando ele voltou, no Pai Herói, eu pedi pro Boni, pra por favor, colocá-lo pra dirigir as minhas cenas, que eu ficava muito mais à vontade com ele, que eu já conhecia, já tinha intimidade. Ele acabou ficando como diretor geral da novela e dirigiu todas as minhas cenas com o Tony. O Talma estreou também na Gabriela. Ele era assistente de direção e acho que fazia também a edição, se não me engano. E foi ele quem me mostrou as músicas que eram do personagem, do Quarteto em Cy e o Coração Ateu, da Bethânia. Ele me explicou o negócio de cruzar a câmera, me ensinou algumas coisas.


A CENSURA
Cenas para driblar a vigilância dos militares


Janete Clair: fada madrinha.
Com o Talma, em Pai Herói, eu e o Tony fomos pra Bariloche. Foi ótimo! Fizemos muitas cenas pra enganar, simulando quase sexo. Aí a censura ficava doida, cortava, e deixava ir pro ar as coisas que a gente queria, nos diálogos. Era bom enganar a censura, né? O Dias foi muito perseguido. Janete também. Houve um dia, no Astro, que eu e o Tony íamos ter que chegar às dez horas da manhã no estúdio. Aí ligaram e pediram para estarmos lá na Cinédia, seis horas da manhã, para fazer o casamento dos dois, porque o par romântico não podia morar junto já que não eram casados. Então tivemos que inventar um casamento, entramos os dois na igreja, trocamos aliança na frente de uma imagem qualquer, pra poder inserir essa cena no capítulo que ia ao ar à noite. Essa cena foi criada pela Janete por causa da censura. Porque era assim “se não fizer agora, o capítulo não vai pro ar hoje”.


JANETE CLAIR E TONY RAMOS
Parcerias de sucesso


Ao lado de Tony Ramos:
sintonia em cena.
A Janete foi uma pessoa extremamente importante pra mim, na minha vida profissional. Eu costumo dizer que eu tive um pai profissional, o Avancini, e depois uma mãe, a Janete. Ela me deu um presente fantástico, dois personagens, tanto a Lili quanto a Carina do Pai Herói. E a dupla com o Tony... A gente tinha uma afinidade, olhava no olho um do outro, conhecia a respiração um do outro. Então, não errávamos nunca na cena, porque um completava o trabalho do outro. E a gente se gostava muito, como irmãos, foi uma coisa muito legal. Até hoje eu tenho paixão pelo Tony. Fizemos um trabalho muito gostoso, em um momento muito bom das nossas vidas.


Ao lado de Marcelo Picchi e dos filhos:
Thiago, Diogo, Ciro e Tadeu.


O FILHO DIOGO
A escolha profissional e a carreira no exterior


Diogo: aprimoramento no exterior.
Eu fiquei grávida durante O Grito. Ninguém podia saber que eu estava grávida; eu fazia a mocinha, que naquela época era virgem. O Talma falou que foi a forma que eu arranjei pra ganhar a câmera, porque as minhas cenas eram todas em close. A novela acabou no dia 25 de abril; o Thiago nasceu no dia 05 de maio; e em quinze dias, eu já estava gravando Estúpido Cupido, cheia de leite no peito. No Astro foi a mesma coisa. Acabou a gravidez do Diogo, quinze dias depois eu já estava gravando a novela. Quando os dois, o Thiago e o Diogo, resolveram ser atores, olha... Não foi por falta de briga, viu? (risos) Eu queria que fosse médico, advogado, engenheiro, mas não teve jeito. Uma vez, o Walcyr Carrasco me disse “Savala, os dois viram você e o pai atuando a vida inteira, eles não conhecem outras pessoas, outras profissões, queria o quê?” Mas, sei lá, eles podiam ser mais normaizinhos. Porque é complicado dar continuidade a uma carreira aqui no Brasil, é muito difícil!

Os irmãos Thiago e Diogo: parceiros de cena em Amor e Revolução.

O Thiago e o Diogo foram chamados para fazer a Oficina de Atores. Foram lá, fizeram teste e passaram. Só que o Diogo tinha que ir pro Estados Unidos porque ele estava fazendo intercâmbio cultural. Aí ele foi, entrou em uma escola de arte em Los Angeles, e ficou lá por doze anos. Foi a única pessoa que conseguiu bolsa de estudos em 46 anos de escola. Chegou, contou que era filho de atores brasileiros e que aqui no Brasil os atores não ganham como lá fora e o grande sonho dele era fazer a escola, mas ele não tinha grana. Deram um teste pra ele, que foi muito bem e fez os donos da escola se apaixonarem por ele. Resultado: ele fez a escola toda, muita coisa lá fora, de cinema, e depois dos doze anos, ele voltou. Foi pra São Paulo, fez o teste no SBT e foi aprovado para o padre Bento, lá com o Tiago Santiago, o Miguel Paiva, e a Renatinha Dias Gomes, que eu vi nascer e é como se fosse uma sobrinha pra mim. Eu adoro essa menina, que é muito talentosa e vai dar muito o que falar!


O FILHO THIAGO
A parceria em Quem É Você


Tiago: talento que vem de família.
Bom, o Thiago foi pra Oficina. E aí, o Herval Rossano precisava de um casal pra fazer os testes dos equipamentos que iam inaugurar, do Projac, e foi até a Oficina, viu várias pessoas atuando, viu testes de todos eles, e escolheu o Thiago e a Mirian Freeland, se não me engano, pra fazer esse teste das câmeras novas, iluminação... Passa um tempo e, um dia, o Herval liga aqui pra minha casa, querendo falar com o Thiago. Só que nesse mesmo dia, o Thiago tinha sido chamado pra fazer alguma coisa com o Wolf Maya e ia acertar o negócio de grana lá com a produção, na Cinédia. E o Herval falando no telefone “eu quero ele pra fazer a novela, é um personagem bem legal, tem uma coisa do Tootsie. Entrar na novela que vai estrear é melhor do que a que tá no ar”. E aí, a minha secretária, que tava junto com o Thiago, ligou e falou “o Thiago aqui não acertou a grana” e eu “ainda bem né, minha filha, porque o Herval tá louco atrás dele! Vôa pro Jardim Botânico que ele quer conversar com o Tiago”. E aí o Thiago chegou lá, ofereceram uma grana legal, falaram do personagem e ele aceitou.


Maria Luiza, em Quem É Você:
convite para viver a mãe na ficção
do filho da "vida real".
Aí o Herval me liga “então...sabe, eu estava aqui pensando: eu preciso de uma mãe pro Thiago; a Cássia Kiss vai fazer a antagonista, mas eu não tenho a mãe. Então eu te liguei, por que você não faz a mãe do Thiago?”. Eu falei "não", porque trabalhar com a mãe é estranho, de repente ele não podia gostar. Aí o Herval disse “fala com ele aqui”, o Thiago atendeu, e pediu, por favor, pra que eu fizesse. Foi a primeira novela dele, a primeira experiência, e eu fiz a personagem por causa dele. Eu não assistia nada do que ele fazia, eu não entrava nunca no estúdio que ele estava gravando com medo de atrapalhar. Quando era cena dele e minha, a gente passava o texto e gravava mesmo. O único problema é que ele calçou todos os meus sapatos, porque ele tinha que fazer um homem que se vestia de mulher, precisava passar verdade naquilo. Só que ele usa de 39 a 41 e eu calço 36, não sobrou um sapato inteiro! Foi o único percalço que a gente teve. Foi muito bom, viu... No último dia da novela, o Lauro César Muniz só falava do Tiago, eu falei “tá, mas você gostou de mim?”. E ele só falava no Thiago... (risos)


O Thiago fez a Oficina de Autores também. Dificílima, eram quatrocentas pessoas para entrar. Ele conseguiu entrar e depois dos quatrocentos ficariam doze e depois quatro. E ele ficou até o final. Foi um trabalho bem bacana que ele desenvolveu na Oficina de Autores. Ele já publicou três livros, tá escrevendo o quarto agora. Recebeu um presente da Academia Brasileira de Letras, do Marcos Vilaça, uma premiação por conta dos Rumores Imprecisos das Conversas Alheias. O Marcos leu o livro, adorou, e convidou o Tiago pra ir lá, deu um prêmio a ele, que foi aplaudido pelo pessoal da ABL, pelos escritores. Imagina ele homenageado assim tão jovem?


(continua ...)


Leia a PARTE 4 deste Especial 

 



3 comentários:

André San disse...

Mais histórias maravilhosas da grande Elizabeth Savalla. Leitura deliciosa. Abraços!
André San - www.tele-visao.zip.net

Unknown disse...

Divina atriz...Adoro Elizabeth Savalla...Passei minha infancia vendo ela na tv ...

Adoro Pai Herói , q só vi no compacto q rola na Net, mas q minha irmã e minha mae viram e afirmam ser "a novela"...

Apesar de ter visto o Thiago em varias cenas de Quem é Você, e achá-lo talentoso como a mãe, eu não curtia aquele personagem travestido dele,pq acho q o seu rosto não convencia como feminino e no entanto ,todos os personagens acreditavam se tratar de uma mulher e não um cara travestido...Não curto isso nas novelas da Globo,a não ser q seja uma comédia , e não era o caso de Quem é vc...

Adorei a entrvista...

Anônimo disse...

A entrevista está excelente mas vamos combinar vc tão demorando demais para postar. por favor né...