Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

sábado, 9 de junho de 2012


Charme pra dar e vender
Novela das 19h empolga o público e explode nas redes sociais

por Duh Secco



Chayene (Cláudia Abreu) e Fabian (Ricardo Tozzi):
figuras conhecidas do show bizz, ampliadas
pela perspicaz lente de aumento dos autores.
Confesso que quando entrevistei Filipe Miguez e Izabel de Oliveira para o Agora é Que São Eles não esperava que a trama envolvendo três domésticas propostas por eles para a faixa das 19h fosse uma história tão calcada na comédia como é Cheias de Charme. Foi uma grata surpresa acompanhar os primeiros capítulos, recheados de cenas passadas na cozinha, na área de serviço, garagens e demais lugares destinados às empregadas e que, até então, só serviam de cenário para diálogos menores, sempre focando nos patrões dando ordens a seus subordinados. Assim como me surpreendi vendo os tais patrões como meros coadjuvantes e a veracidade, embora envolta em muita fantasia, dada ao show bizz e ao mundo da música, habitado pela tresloucada Chayene (Cláudia Abreu) e pelo cantor brega Fabian (Ricardo Tozzi). Surpresa atrás de surpresa, Cheias de Charme acabou me fisgando. E continua, sempre, me surpreendendo.


O elenco afiado só merece elogios. Dos grandes nomes aos estreantes, todos estão muito bem em seus personagens. Assim como a direção, de Carlos Araújo e equipe, no núcleo de Denise Saraceni, tem buscado inovação nos enquadramentos e se aproveitado muito bem dos elementos do texto. E é justamente no texto e no desenvolvimento dos capítulos que Cheias de Charme tem me chamado mais atenção.


Rosário (Leandra Leal), Cida (Isabelle Drummond) e
Penha (Taís Araújo) na gravação do clipe Vida de Empreguete.
O enredo, nos últimos tempos, tem girado em torno da repercussão do clipe Vida de Empreguete, que alçou o trio formado por Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) ao estrelato. O capítulo de sábado, 19 de maio, se encerrou deixando no ar o mistério em torno desta produção. Como bem disse a colunista Patrícia Kogut, em uma análise publicada em seu blog, foi a primeira vez que a telenovela deixou uma cena tão importante para a internet exibir. Resultado: o site da Cheias de Charme registrou, durante o final de semana, mais de dois milhões de acessos ao vídeo. Um número que nem mesmo os autores previram, já que nos capítulos que se seguiram os personagens apontavam uma quantidade de acessos bem menor ao clipe em questão. Filipe Miguez e Izabel de Oliveira armaram a situação para fomentar o interesse do público e conseguiram. Assim como colocaram nas mídias sociais o manifesto a favor das domésticas, o Empreguetes Livres, que mobilizou também os personagens da trama.


Com o tal movimento, aliás, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira subverteram uma das regras do folhetim: é a primeira vez que me recordo de ver as protagonistas à mercê da ação de outros personagens, como é o caso das empreguetes. Presas, elas não puderam agregar muito à trama neste momento. Os autores se aproveitaram então para fortalecer os personagens que a cercam, como é o caso de Elano, muito bem interpretado por Humberto Carrão, que tem advogado a favor da causa de sua irmã, Penha, e das amigas desta, despontando assim como grande herói da novela.


Elano (Humberto Carrão) e Conrado (Jonatas Faro):
perfis opostos disputando o amor de Cida (Isabelle Drummond).
A ação é tão bem orquestrada que Elano agora passa a atuar diretamente contra seu rival pelo amor de Cida, o mauricinho Conrado (Jonatas Faro). Inserido no escritório de Sarmento (Tato Gabus), após ser contratado por Lígia (Malu Galli), Elano se torna mais participativo em uma trama que não deixa nenhum de seus personagens parado. A contratação do irmão de Penha dependeu da demissão de Ticiane (Millene Ramalho), assistente da “Tubaroa”, que deixou a novela após perder sua principal função: servir de “orelha” para Lígia, cargo que deve ser preenchido com a chegada de Liara (Tainá Muller), irmã da advogada. Um caso raro de autores preocupados em dar chance a todos os que compõem seu time e que resolve um dos grandes problemas das novelas atuais: os elencos grandiosos, em que muitos medalhões da teledramaturgia são obrigados a viverem personagens desnecessários.


Filipe Miguez e Izabel de Oliveira no dia da
entrega da sinopse da novela.
Por tudo isso, Cheias de Charme é a prova cabal de que a renovação no quadro de autores da Globo se fazia mais do que necessária. É uma injeção de gás em um formato que precisa dialogar com o mundo dinâmico que a cerca atualmente, para poder seguir vitorioso como sempre foi. A atual novela das 19h, certamente, vai pautar os trabalhos que irão se seguir nesse campo.



Um comentário:

Fernando Oliveira disse...

Sem dúvida e esperando sempre o melhor! Cheias de Cahrm,e é um novelão!