W A L C Y R
C a r r a s c o

O autor, que já havia nos concedido uma entrevista exclusiva no ano passado para falar de Morde & Assopra, retorna ao nosso blog. Dessa vez para falar sobre seu mais recente trabalho na TV.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Guilherme Staush pergunta
1. Para os telespectadores que assistiram a adaptação de Walter George Durst, quais serão as principais diferenças da sua adaptação para aquela realizada em 1975?
Não estou tomando como referência a novela anterior, mas o livro de Jorge Amado. Acho que as novelas só serão parecidas com relação ao que já existe no livro. Mas é uma adaptação completamente nova da mesma obra.
![]() |
As duas Gabrielas da TV: Sônia Braga (1975) e Juliana Paes (2012) |
Eduardo Secco pergunta
2. A faixa das 11 da noite foi inaugurada pela novela O Astro, com relativo sucesso, no ano passado. Entretanto, a trama exibida nessa faixa padece com o horário tardio de exibição, às quartas, devido ao futebol. Você teme uma possível interferência dessa mudança de horário na audiência?
Estou preparado para altos e baixos de audiência, devido ao horário de exibição. Mas veja, a principal preocupação do autor não pode nem deve ser a audiência. E sim a qualidade artística do que está sendo escrito e realizado. Confio muito na direção do Roberto Talma e do Mauro Mendonça Filho.
Estou preparado para altos e baixos de audiência, devido ao horário de exibição. Mas veja, a principal preocupação do autor não pode nem deve ser a audiência. E sim a qualidade artística do que está sendo escrito e realizado. Confio muito na direção do Roberto Talma e do Mauro Mendonça Filho.
Guilherme Staush pergunta
![]() |
Jerusa e Malvina, personagens de grande destaque (Nívea Maria e Elizabeth Savala, em 1975; Luiza Valdetaro e Vanessa Giácomo, em 2012) |
3. Na adaptação de Durst, embora fosse a personagem-título da novela, Gabriela teve pouca função na obra como um todo. As personagens femininas Jerusa e Malvina (interpretadas por Nívea maria e Elizabeth Savala) tiveram um peso bem maior na trama, com personagens mais fortes e mais atuantes. Como será sua Gabriela?
A minha Gabriela é muito importante sim, porque fala de uma nova maneira de ser, da mulher que busca seu lugar na sociedade sem incorporar rótulos. Gabriela não é a sinhazinha nem a quenga. É única, especial, um ser humano livre, algo tão raro hoje em dia.
Guilherme Staush pergunta
4. O que os telespectadores, já habituados às novelas de Walcyr Carrasco exibidas às 6 e às 7 da noite, com seu tradicional humor, podem esperar de sua nova novela, dessa vez exibida às 11 da noite? O público costuma diferenciar o seu trabalho feito na Rede Manchete com a novela Xica da Silva, com o seu trabalho realizado na Globo, pelas próprias restrições impostas pelo horário. Como está sendo para você voltar a ter mais liberdade para escrever uma novela?
Está sendo um desafio fascinante. Gabriela terá humor, sim. Mas não o mesmo tipo de humor ao que o telespectador de minhas novelas das 6 e das 7 está acostumado. É maravilhosa a oportunidade de me reinventar e agradeço muito a direção artistica da Rede Globo ter me dado essa missão.
Eduardo Secco pergunta
5. Muito se comentou nos últimos meses sobre uma possível ida sua para a faixa das 21h. Acredita que este trabalho possa lhe abrir as portas da faixa mais nobre da Globo?
Veja bem, essa possibilidade sempre existiu, desde o sucesso de Alma Gêmea pelo menos. E de fato, antes de Alma Gêmea eu já havia terminado Esperança, no horário das 21, como deve lembrar. Eu é que nunca apresentei uma sinopse para esse horário. Outros temas me encantaram e o horário das 19 parecia mais apropriado para as histórias que eu queria contar. Não me preocupo com este ou aquele horário, mas com a história que me fascina. No momento é Gabriela. Amanhã pode ser uma trama infanto juvenil, como nos livros que já escrevi. Eu me considero um autor múltiplo, não vinculado a um horário.
![]() |
Juliana Paes e Humberto Martins vivem o explosivo casal Gabriela e Nacib na nova adaptação. |
* * *
2 comentários:
Aguardo bastante por esse remake, apesar de Walcyr trazer elementos às novelas dele que não me agradam: o tipo de humor, por exemplo.
Sera sucesso com certeza!
Walcyr é competente, sabe o que faz,
estou ansioso para ver.
http://brincdeescrever.blogspot.com.br/
Postar um comentário