Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

sábado, 2 de junho de 2012


Abriram-se as porteiras!
Participantes de A Fazenda revelam suas personalidades

por Duh Secco





Toda a verdade de um reality show acaba em sua edição. A construção de personagens em cima do perfil dos competidores, a ênfase em determinadas frases ou a supressão de trechos de um diálogo, e o modo como as situações são apresentadas configuram elementos necessários para transformar o convívio, por vezes entediante, dos participantes em um programa de TV. Entretanto, este não parece ser o caso da quinta edição de A Fazenda.


Nicole Bahls: ex-panicat se revelou
a malvada da vez.
Com apenas quatro programas exibidos, os peões da nova temporada do reality da Record já demonstraram quem realmente são. É claro que o trabalho dos editores contribui para o reforço de determinadas características nos perfis dos concorrentes. Só que dessa vez não foi a ação dos bastidores que sagrou perante o público a ex-panicat Nicole Bahls como vilã da história. E uma vilã condizente com as atuais malvadas das novelas: belíssima, interesseira, egocêntrica e preconceituosa. Um preconceito que atenta até mesmo contra o emprego que lhe rendeu a fama capaz de levá-la para A Fazenda e que, segundo ela, já a fez ser recriminada, pela exposição excessiva que fazia de seu corpo.


Gretchen e Simone Sampaio: alvos da ira de Nicole Bahls.
Por já ter sofrido esse tipo de retaliação era de se esperar que Nicole não usasse os filmes pornôs feitos por Gretchen para atacar a peoa, após distorcer um comentário feito por ela. O egocentrismo marcante em sua personalidade faz com que a moça interprete qualquer ação dos demais participantes como uma ofensa pessoal. Foi por um pequeno pedaço de bolo dado a Felipe Folgosi que Nicole se voltou contra Simone Sampaio, ex-assistente de palco de Raul Gil. As duas se estranharam também após a ex-panicat reclamar da forma como sua rival no jogo a olhava. Até mesmo Viviane Araújo, sem nem mesmo discutir com Nicole, já está indisposta com a peoa. Isso porque, segundo a vilã do momento, as duas tiveram um desentendimento fora da casa. Acumulando inimizades, Nicole já desponta com uma das candidatas a deixar A Fazenda com alto índice de rejeição. Tão grande quanto o de Shayene Cesário, que serve de aliada a moça, fazendo a função de leva e traz dentro da casa. Quando surge um conflito, porém, a musa do carnaval adota um tom apaziguador que destoa de sua conduta nos demais momentos. Essa postura de “duas caras” pode comprometê-la seriamente no decorrer do jogo.


Lui Mendes: bondade excessiva
pode comprometer.
Tão “perigoso” quanto Nicole e sua cúmplice é Lui Mendes. O rapaz é afeito a falações emocionadas e chama para si todas as boas ações que podem ser desenvolvidas dentro da casa. Tal posicionamento o transforma no chato da atual temporada. Foi cansativo ouvir, após perder a primeira prova do programa e ter que começar sua estadia no celeiro (novo nome dado à casa da roça), o inflamado discurso feito por ele sobre a opressão que já sofreu na vida. Parecia que Lui ainda não havia deixado de lado seu personagem em Amor e Revolução, um carcereiro que reprimia suas tendências homossexuais e lutava ao lado dos militantes contra a ditadura. Mais enfadonho ainda é o ver falando sozinho a todo o momento, como se discursasse para as câmeras, bem como seus gritos direcionados ao pessoal do celeiro, que se tornaram corriqueiros após o rapaz vencer um desafio e se mudar para a sede. Lui repetia que não teria quem acendesse o fogão de lenha e pedia a Sylvinho Blau-Blau para que este cuidasse dos demais. O mesmo tom dramático foi empregado após a reconciliação de Gretchen e Nicole, no programa exibido ontem, em que o ator enfatizava: foi ele o responsável pelo pedido de perdão feito pela ex-panicat ao seu desafeto. O moço ainda recebeu de bom grado a notícia de que tinha sido desclassificado de uma prova e voltaria para o celeiro, mas não comentou os motivos da revisão no resultado do desafio em questão. Lui havia sido favorecido por ter ficado sem venda durante alguns segundos, o que o ajudou a cumprir suas tarefas e, consequentemente, vencer. Bondade e choro, quando é demais, cansa. E causa eliminação.


Penélope Nova e Viviane Araújo: programa
serve para mudar a imagem de ambas.
Lui Mendes até poderia despontar como favorito, apenas por estar entre os seis participantes obrigados a residir no celeiro. A temática dada ao jogo, que fez com que os competidores fossem impedidos de entrarem na sede após perderem um desafio e que vai eliminar um deles na próxima semana, influi no pensamento dos telespectadores, que já tomam estes peões como os mais prejudicados da casa. O fato de serem carismáticos contribui para que Penélope Nova, Viviane Araújo, Gretchen (já na sede), Sylvinho Blau-Blau e Gustavo Salyer despontem como favoritos. Assim como a investida da ex-apresentadora da MTV, a ex-namorada do pagodeiro Belo e ex-rainha do rebolado em mudarem os estigmas que as perseguem desde o início de suas carreiras. Foi engraçado ouvir Gretchen dizer que Danielle Winits passou menos tempo casada do que ela, mas que a imprensa preferiu dar ênfase ao caso da cantora, famosa pelos constantes divórcios ao longo de sua vida artística.


Britto Jr.: apresentador está
mais à vontade.
Se as três do celeiro querem mudar a opinião pública, Ângela Bismarchi reforçou sua imagem já na primeira edição ao vivo do programa, ao dizer que seria obrigada a procurar um cantinho para se masturbar. A pérola fez Britto Jr., bem mais desenvolto do que nas edições anteriores, perder o rumo. Léo Áquila também avigora o conceito formado em torno dele, com seus figurinos exagerados e suas brincadeiras. Diferente de Ângela, entretanto, o transexual já deixou transparecer outro lado de sua personalidade, ao relatar o preconceito que sofria na infância.


A Fazenda, estreou, mais uma vez, padecendo com a grade flutuante da Record, que logo no dia seguinte à estreia alterou o horário de exibição para 21h, o que a fez perder (merecidamente) para Carrossel. Um indício de que, se for pra mudar a grade, a emissora não deve mais se pautar só pela programação da Globo, já que o SBT, agora, também é uma ameaça. Mantendo o horário de exibição, a Record tem tudo para conquistar um público fiel, interessado nas perícias de um elenco mais interessante do que o visto na última temporada. Se essa primeira impressão dos peões e peoas vai ficar, só o tempo, com ajuda da edição ou não, é que vai poder dizer.



Um comentário:

Elaine Passoni disse...

hahahah...adorei seus comentarios...ontem ver o Lui se "emocionar" com o pedido de perdão....foi realemnte demais...e ver essa Nicoly dar piti...já me irritou..por mim ela sairia ontem mesmo...rsrsrsrs....gosto muito da Penelope.....mas ela ta com umas crises la dentro q tbm não to entendendo.....sempre achei q ela nem ai pro q os outros pensasse dela....por enqt..torço pra ela.....e o Leo....é magnifico....eu so quero ver ate quando ele vai conseguir ser visto como o engraçado....e começar a ser bombardeado..com preconceitos tolos...torço por ele tbm.....