Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

quarta-feira, 11 de julho de 2012



Um novelão cheio de charme
por Daniel Freitas






Enganou-se quem imaginava que Cheias de Charme, folhetim exibido na faixa das 19h pela Rede Globo, seria apenas mais uma despretensiosa novelinha das sete. A história de autoria de Felipe Miguez e Izabel de Oliveira, dupla estreante na teledramaturgia da emissora, se tornou um grande sucesso, graças à mistura bem feita entre humor, talento e enredo interessante. Desde a estreia, há cerca de três meses, a audiência consolidou-se acima dos 30 pontos, alçando a novela ao time de uma das melhores do horário nos últimos anos. Com desempenho semelhante, é possível citar apenas Da Cor do Pecado (2004), Cobras & Lagartos (2006), ambas de João Emanuel Carneiro, e Caras & Bocas (2009), de Walcyr Carrasco.




Mas Cheias de Charme vai um pouco mais além. A novela é o retrato da mais nova classe C do país, formada por pessoas que melhoraram de vida, conquistaram direitos e continuam na luta em nome da sua dignidade e do respeito que merecem. Nesse grupo, estão as empregadas domésticas, figuras que, no momento atual, pouco lembram aquelas mulheres subservientes e submissas, que a tudo ouvem caladas. Na TV, essa mudança é vista sob o comando de Maria da Penha (Taís Araújo), Maria do Rosário (Leandra Leal) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond). O trio de protagonistas vem dando conta do recado com muita simpatia e vivacidade, cada uma com suas histórias e dramas, envolventes o suficiente para cativar o público.


No desenrolar da história, as Marias do Lar gravaram um vídeo intitulado “Vida de Empreguete”, que ultrapassou as fronteiras da ficção e transformou-se num grande hit na vida real. A canção espirituosa, o figurino divertido, as coreografias e as caras e bocas das três atrizes fizeram do vídeo um dos campeões de acessos no site YouTube, potencializando o apelo popular da novela. Também bastante executada em festas de todo o país, a música gruda como chiclete: “Queria ver madame aqui no meu lugar / Eu ia rir de me acabar / Só vendo a patroinha aqui no meu lugar / Botando a roupa pra quarar”. Sucesso total.


O contraponto de Penha, Rosário e Cida está em Chayene, vivida com intensidade por Cláudia Abreu, que embora já não precise provar nada para ninguém, dá um verdadeiro show de interpretação como a patroa que berra, xinga e humilha as serviçais. Ao mesmo tempo, ela também é a divertida cantora de forró que saiu do Piauí para brilhar nos palcos, com seu figurino exótico e espalhafatoso. Para entoar seus hits, a atriz dispensou a dublagem. É ela mesma quem solta a voz em músicas como “Voa, voa, Brabuleta”, numa demonstração de versatilidade não tão comum. Sempre jovem e ainda assim uma veterana em seu ofício, Cláudia dá vida a Chayene com a mesma energia vista em personagens como a Clara, de Barriga de Aluguel, a princesa Juliette, de Que Rei Sou Eu?, e a Laura, a assassina de Celebridade. A atriz, inclusive, é uma das queridinhas do autor Gilberto Braga.


As músicas de Chayene e das Empreguetes dividem a cena com as canções de Fabian, vivido por Ricardo Tozzi, o charmoso cantor de olhos claros que, ao lado de Inácio, também interpretado pelo ator, faz Maria do Rosário suspirar. Todos têm músicas próprias, com letras criadas especialmente para a novela. O colorido dos figurinos (sobretudo os de Chayene, inspirados na cantora Joelma, da banda Calypso) e os shows musicais que permeiam a história já abriram espaço para a participação especial de artistas como Michel Teló e Ivete Sangalo. Sem falar na aparição dos personagens em programas da Rede Globo, como o hilário café da manhã entre as patroas e as três Marias no Mais Você, de Ana Maria Braga, e a apresentação de Chayene no Esquenta, de Regina Casé, em sequências impagáveis. A novela também vem sendo uma excelente vitrine para o trabalho de Gaby Amarantos, que solta a voz na música de abertura, “Ex May Love”. A popularidade da novela, inclusive, já rendeu à cantora uma vaga no quadro Dança dos Famosos.


Em Cheias de Charme, também há espaço para os amores proibidos – ninguém ficou imune ao triste olhar de Maria Aparecida ao presenciar o amor de sua vida, Conrado (Jonatas Faro), casar-se com a sua rival – e para o drama com pitadas de comédia pastelão – o julgamento de Chayene, após destratar sua empregada Maria da Penha foi uma prova disso. A ideia de superioridade que as madames julgam ter sobre as criadas também já rendeu ótimos momentos, como as cenas da reunião entre as patroas, na qual propunham que as empregadas domésticas não abrissem mão do uniforme de serviçal nem nas áreas comuns do condomínio e utilizassem apenas o elevador de serviço. Tudo em nome da hierarquia, como defenderam as personagens de Alexandra Richter, Aracy Balabanian e Mônica Torres.


O sucesso do folhetim das sete também foi responsável pelo lançamento de um novo quadro no Fantástico. É o concurso A Empregada mais Cheia de Charme, que irá selecionar e premiar a autora do vídeo mais bem elaborado dentre os enviados pelas secretárias do lar de todo o país. As finalistas já conhecidas não pouparam em criatividade. A previsão é de que a novela fique no ar por mais cinco meses. Até lá, o público terá muita diversão com a disputa entre Penha-Rosário-Cida e Chayene, simbolizando os discursos opostos de empregados X patrões. O clima alto astral de Cheias de Charme é uma prova de que o público não é bobo nem aplaude qualquer humor raso. Humor inteligente, afinal.



2 comentários:

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Texto excelente!
Cheias de Charme é uma novela maravilhosa, a gente ri, se emociona e muito mais. Merece todo o sucesso que vem fazendo, e será uma obra inesquecível.

http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

André San disse...

Cheias de Charme é uma grata surpresa! Novela deliciosa, redonda, com personagens bem construídos e muito inspirados. Direção, texto, atores... tudo na mais perfeita sintonia! Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net