Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

sábado, 29 de setembro de 2012



Uma novela cheia de charme! - Parte II


Cheias de Charme chegou ao fim, mas o especial da novela continua aqui no Agora é Que São Eles. Confiram!






Cheias de Charme começou com um arsenal de tramas que se uniram logo nos primeiros minutos da novela, com o encontro de Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) em uma delegacia. Fazendo uso de um flashback que ocupou todo o primeiro capítulo, até nos revelar os motivos pelos quais as três domésticas se encontraram em um lugar tão insólito, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira nos apresentaram seus textos, até então desconhecidos, já que estavam sempre envoltos na obra de um outro autor. A dupla de estreantes se mostrou afeita a cenas rápidas, diálogos sem firulas e um ritmo contagiante que prendeu o telespectador logo de cara. Em participação no programa Encontro, com Fátima Bernardes, hoje pela manhã, Filipe e Izabel ainda se mostraram tímidos diante do sucesso da novela. De colaboradores passaram a estrelas na categoria de titulares, ao escreverem a novela das 19h de maior sucesso dos últimos tempos.


A direção acertada de Carlos Araújo e equipe, sob a batuta de Denise Saraceni, nos brindou com efeitos de transição de cenas e enquadramentos diferenciados, que conferiram brilho a sequências que poderiam passar apagadas. Como exemplo, podemos tomar Rosário, vista por um ângulo que a colocava em meio ao reflexo do brilho das panelas do Aperitivo Buffet.


O desenrolar frenético da trama, no texto e na direção, no entanto, acostumou mal o telespectador. Após o rompimento das Empreguetes, e a mudança de rumo na vida das três protagonistas, o roteiro passou a recorrer em uma narrativa episódica que sustentou o ritmo por um determinado período, mas logo saturou o público. A direção acompanhou e talvez, para impingir mais agilidade à narrativa, passou a recorrer a cortes bruscos e diminuir o uso dos já citados efeitos nas passagens de um núcleo para o outro. Dessa fase, restaram tramas bobas, como a atração de Branca Plastino (Mônica Torres) e Sônia (Alexandra Richter) por Sandro (Marcos Palmeira) e também o treino a que Chayene (Cláudia Abreu) submeteu Socorro (Titina Medeiros), alegando que ela deveria passar por diversas provações para poder subir ao palco com a cantora. Na reta final, o fôlego foi recobrado, fazendo com que o telespectador passasse a levantar da cadeira, novamente. E o que se viu na última semana foi a resolução de praticamente todos os conflitos, contribuindo para que o ritmo não fosse perdido, deixando para o último capítulo, hoje, apenas a consagração definitiva das Empreguetes.







Dhu Moraes, em participação no Encontro com Fátima Bernardes, nesta sexta, disse a seguinte frase: “As empregadas hoje gostam quando são tratadas por empreguetes”. De fato, Cheias de Charme, e o termo empreguetes, garantiu um novo charme à categoria. A novela foi muito feliz, não só por tomar as empregadas como protagonistas, como por propagar na trama, e fora dela, a questão dos direitos trabalhistas. Isto pode ser notado no desenrolar da trama de Cida (Isabelle Drummond), que trabalhou praticamente com uma escrava para os Sarmento, e também com o escritório de Otto (Leopoldo Pacheco), que se destinava a avaliar e defender os trabalhadores domésticos que passassem por adversidades em suas relações com os empregadores. O site da novela disponibilizou conteúdo exclusivo, esclarecendo muitas das leis que envolvem patrões e empregados. Merchandising social extremamente eficaz e positivo!







A Globo, já de muito tempo, vem buscando atrelar a exibição de suas novelas à conteúdo na internet. Foi assim com Passione, cujo site continha cenas exclusivas da trama, e com Tititi, cujas publicações que faziam parte da narrativa, como a Moda Brasil, tinham conteúdo exclusivo disponibilizado na rede. Com Cheias de Charme, esse movimento transmídia foi muito mais além. Foi a primeira vez na história da teledramaturgia que uma cena crucial para um desenvolvimento de uma novela foi exibida na internet, antes de ir ao ar na TV. Tal ação colocava a trama em risco, já que o telespectador que não é afeito ao uso da rede, poderia se sentir desprezado. O que se viu, no entanto, foi a propagação do clipe Vida de Empreguete pelas mídias sociais. A repercussão do clipe na internet foi maior do que os próprios autores poderiam supor, fato que Denise Saraceni confirmou hoje, em entrevista ao Encontro, de Fátima Bernardes. A equipe da novela certamente foi surpreendida pelo sucesso da música, uma vez que nos capítulos que se sucederam à exibição do clipe os personagens citavam números de exibição do mesmo bem menores do que os reais índices registrados no site da novela e em outras mídias para os quais o vídeo se espalhou, como o YouTube.


Não foi só Vida de Empreguete, entretanto, que caiu nas graças do público que acompanhou Cheias de Charme na TV e na internet. O movimento Empreguetes Livres dominou as redes sociais nos capítulos em que as protagonistas estiveram presas, já que Chayene tratou de apresentar queixa contra as mesmas, que haviam gravado o clipe na casa da cantora. Foi uma forma do público se sentir como parte integrante da trama, ao trocarem suas fotos de perfil nas redes sociais por imagens com o logotipo do movimento, lançado na trama pro Cleiton (Fábio Neppo) e Elano (Humberto Carrão). Ação semelhante se viu após a separação do trio de cantoras, que motivou os mesmos Cleiton e Elano a criarem o Empreguetes para Sempre.


O site da trama ainda disponibilizou conteúdo exclusivo relacionado à Tom Bastos (Bruno Mazzeo), empresário dos astros musicais que faziam parte da narrativa. O “Estrelas do Tom”, blog do personagem, lançou o concurso do passinho, que mobilizou não só o público como também Patrick (MC Nicolas), o filho de Penha (Taís Araújo), que participara do concurso na ficção, em uma das eliminatórias do mesmo realizada no fictício Borralho.







Não foi só pela internet que Cheias de Charme espalhou suas tramas. O sucesso da novela motivou um concurso exibido no Fantástico, que buscava eleger a doméstica mais cheia de charme do Brasil. A vencedora foi contemplada com uma participação especial na novela das 19h. E com tantos personagens envolvidos com o mundo da música, nada mais natural do que tais astros participassem dos programas da TV Globo. Diferentemente do que fora visto em outras tramas envolvendo cantores, nenhuma das participações envolvendo as estrelas da novela das 19h soou gratuita.


O encontro das Empreguetes com suas respectivas patroas no Mais Você, de Ana Maria Braga, serviu como pontapé inicial para a carreira das três domésticas. Ali, via-se ainda o deslumbramento de Penha com um mundo que ela não tinha a menor familiaridade. Após o encerramento da primeira turnê das Marias, elas foram ao Domingão do Faustão, programa pelo qual Chayene e Fabian (Ricardo Tozzi) já haviam passado. Na participação das Empreguetes, ficou claro que as mesmas estavam em outra fase da carreira, com uma postura mais profissional. Já a presença de Rosário (Leandra Leal) e Fabian no Caldeirão do Huck simbolizou o declínio das Empreguetes, indicando o afastamento existente entre as mesmas por conta das muitas armações arquitetadas por Chayene. E para encerrar em grande estilo, Penha, Rosário e Cida (Isabelle Drummond) foram ao Encontro, com Fátima Bernardes, para anunciarem o retorno aos palcos. No mesmo programa, Chayene pediu desculpas às Empreguetes por todos os seus planos maléficos. Poucos minutos antes, ao encontrar com Silvio de Abreu e Jorge Fernando no Projac, Chayene pediu um papel em Guerra dos Sexos. Uma excelente divulgação para a novela que passa a ocupar o horário a partir desta segunda.







A trilha sonora da trama emplacou como há muito não se via. Os hits entoados na novela figuraram, durante todo o seu período de exibição, nas paradas de sucesso de todas as rádios do Brasil e também no radialista da trama, Gentil Soares (Gustavo Gasparini). O carro-chefe, sem dúvida, foi Vida de Empreguete. A canção se transformou em um verdadeiro fenômeno! Passou a figurar nas mesas de DJs e em aparelhos eletrônicos que estão por aí, nas mãos de crianças, adolescentes e adultos. Pode-se dizer que a execução da música nas rádios foi tão fundamental para o sucesso da trama quanto o clipe lançado na internet antes de ser exibido na TV.



Além de Vida de Empreguete, as domésticas cantoras lançaram outros singles, compostos especialmente para a novela. Dentre eles, Marias e Forró das Curicas. Chayene também tinha o seu grande sucesso, Xote da Brabuleta, canção que alçou a musa do eletroforró ao estrelato. Ao longo da trama, em resposta do hino das Empreguetes, Chayene lançou Vida de Patroete. Na boca de Fabian, estavam canções da trilha sonora da trama, que além de embalarem diversas cenas ao longo da novela, marcaram presença nas falas dos personagens. “Ex May Love”, tema de abertura cantado por Gaby Amarantos, virou sinônimo de ex-marido ou namorado. Era a forma como as mulheres de Cheias de Charme se referiam aos homens com quem não se relacionavam mais. E Chayene e Socorro, sempre que falavam sobre sexo, faziam uso do “Lê-Lê-Lê”, da dupla João Neto e Frederico, outra música que disparou nas paradas das rádios nacionais graças a presença na trilha da novela.


As participações de figuras do cenário musical brasileiro durante a narrativa serviram para conferir mais veracidade aos personagens que faziam parte deste universo na trama. Quem não se divertiu vendo Chayene se roendo de inveja de Ivete Sangalo, após a estreia da mesma como atriz em Gabriela ou buscando um figurino que ofuscasse sua rival em uma apresentação que as duas fariam juntas? Chayene se indispôs também com Joelma, a vocalista da banda Calypso, com quem, segundo ela, não poderia deixar Fabian sozinho. Ainda, Michel Teló, Luan Santana (que subiu ao palco acompanhado de Socorro), João Neto e Frederico e Alcione. Uma trupe que deu ainda mais charme a Cheias de Charme...







10. Socorro renasce das águas
Após enganar a população de Sobradinho, imitando Chayene, Socorro se vê obrigada a se jogar em um rio tomado por piranhas, para se livrar de um linchamento. Eis que, quando todos choravam a morte da personal curica de Chay, Socorro emergia das águas, tal e qual Isadora Ribeiro na mais famosa abertura do Fantástico.


09. O encontro de Madame Kastrup e Socorro
Conselheira espiritual de Chayene, a cartomante Madame Kastrup (participação mais do que especial de Lady Francisco), previu que tudo o que a cantora tinha seria tomado por uma rival sua. Ficou claro para o público que esta rival era Socorro. Madame Kastrup teve um surto quando se encontrou com a intérprete de Lady Praga!


08. A reunião dos bolinhos afrodisíacos
Sem ter o que oferecer às mulheres da Liga das Patroas do Casagrande, quando estas se reuniram em sua casa, Chayene pediu a Naldo (Fábio Lago) que juntasse as sobras de um jantar afrodisíaco que ela preparou para conquistar Arruda (Marco Ricca) e fizesse bolinhos para as madames. O resultado foi desastroso!



07. O primeiro beijo de Cida e Elano
Depois de guardar seu amor em silêncio durante muito tempo, Elano explodiu e defendeu Cida perante um revoltado Conrado (Jonatas Faro), que havia tido suas falcatruas descobertas pelo irmão de Penha. Após ser defendida por Elano, Cida resolveu procura-lo e ele aproveitou a chance para se declarar. Lindo!



06. Jociléa Embuzeiro Rigon!
No julgamento da ação trabalhista envolvendo Penha e Chayene, a juíza pronunciou o verdadeiro nome da cantora. Os que assistiam ao julgamento se surpreenderam e Penha, esperta como ela só, aproveitou-se do incômodo de Chayzinha para provoca-la discretamente, chamando-a de Jociléa durante todo o tempo.




05. O show da revelação
Inácio (Ricardo Tozzi) convenceu Rosário de que estava em coma, enquanto se passava por Fabian. Após testemunhar o sofrimento da cantora e perceber que ela o amava de verdade, Inácio se revelou à ela, durante um show da turnê que ambos faziam. No mesmo show, o público descobriu que Fabian estava desfigurado, após ser vítima de uma agressão de Chayene, e tinha sido substituído por seu sósia.


04. A briga de Socorro e Chayene
Para convencer as Empreguetes de que estavam realmente brigadas, Chayene e Socorro simularam uma briga na venda de seu Messias (Edney Giovenazzi). O caso ganhou proporções inimagináveis e Chayene acabou indo parar nos tribunais mais uma vez, acusada de agredir outra de suas empregadas.


03. Sônia descobre a armação de Sarmento
Após Elano revelar o golpe que Conrado e Sarmento (Tato Gabus) estavam aplicando em Otto, o Tubarão caiu em desgraça. O telespectador que acreditava que Sônia compactuava com as atitudes errôneas do marido foi surpreendido ao ver que a dona da Galerie se revoltara com os negócios escusos mantidos por Sarmento.



02. Vida de Empreguete
O clipe que lançou as três protagonistas de Cheias de Charme ao estrelato não poderia ter ficado de fora desta lista. Foi o casamento perfeito de figurino, cabelo e maquiagem, edição, direção, roteiro e atuação que garantiu o sucesso da canção chiclete das Empreguetes.




01. A virada de Cida
A cena que mais rendeu acessos ao site da novela é também a melhor de toda a trama. Ver Cida saindo triunfante do casamento de Conrado e Isadora (Giselle Batista) não teve preço. A cena teve direito a strip-tease da empregada, que pisoteou seu uniforme e cantou seu hit, deixando todos os convidados da cerimônia boquiabertos com sua mudança de personalidade.



Nenhum comentário: