Uma novela cheia de charme! - Parte II
Cheias
de Charme chegou ao
fim, mas o especial da novela continua aqui no Agora é Que São Eles. Confiram!
Cheias
de Charme começou com
um arsenal de tramas que se uniram logo nos primeiros minutos da novela, com o
encontro de Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle
Drummond) em uma delegacia. Fazendo uso de um flashback que ocupou todo o
primeiro capítulo, até nos revelar os motivos pelos quais as três domésticas se
encontraram em um lugar tão insólito, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira nos
apresentaram seus textos, até então desconhecidos, já que estavam sempre
envoltos na obra de um outro autor. A dupla de estreantes se mostrou afeita a
cenas rápidas, diálogos sem firulas e um ritmo contagiante que prendeu o
telespectador logo de cara. Em participação no programa Encontro, com Fátima
Bernardes, hoje pela manhã, Filipe e Izabel ainda se mostraram tímidos diante
do sucesso da novela. De colaboradores passaram a estrelas na categoria de
titulares, ao escreverem a novela das 19h de maior sucesso dos últimos tempos.
A direção acertada de Carlos Araújo e
equipe, sob a batuta de Denise Saraceni, nos brindou com efeitos de transição
de cenas e enquadramentos diferenciados, que conferiram brilho a sequências que
poderiam passar apagadas. Como exemplo, podemos tomar Rosário, vista por um
ângulo que a colocava em meio ao reflexo do brilho das panelas do Aperitivo
Buffet.
O desenrolar frenético da trama, no
texto e na direção, no entanto, acostumou mal o telespectador. Após o
rompimento das Empreguetes, e a mudança de rumo na vida das três protagonistas,
o roteiro passou a recorrer em uma narrativa episódica que sustentou o ritmo
por um determinado período, mas logo saturou o público. A direção acompanhou e
talvez, para impingir mais agilidade à narrativa, passou a recorrer a cortes
bruscos e diminuir o uso dos já citados efeitos nas passagens de um núcleo para
o outro. Dessa fase, restaram tramas bobas, como a atração de Branca Plastino
(Mônica Torres) e Sônia (Alexandra Richter) por Sandro (Marcos Palmeira) e
também o treino a que Chayene (Cláudia Abreu) submeteu Socorro (Titina
Medeiros), alegando que ela deveria passar por diversas provações para poder
subir ao palco com a cantora. Na reta final, o fôlego foi recobrado, fazendo
com que o telespectador passasse a levantar da cadeira, novamente. E o que se
viu na última semana foi a resolução de praticamente todos os conflitos, contribuindo
para que o ritmo não fosse perdido, deixando para o último capítulo, hoje,
apenas a consagração definitiva das Empreguetes.
Dhu Moraes, em participação no Encontro com Fátima Bernardes, nesta sexta,
disse a seguinte frase: “As empregadas hoje gostam quando são tratadas por empreguetes”.
De fato, Cheias de Charme, e o termo empreguetes,
garantiu um novo charme à categoria. A novela foi muito feliz, não só por tomar
as empregadas como protagonistas, como por propagar na trama, e fora dela, a
questão dos direitos trabalhistas. Isto pode ser notado no desenrolar da trama
de Cida (Isabelle Drummond), que trabalhou praticamente com uma escrava para os
Sarmento, e também com o escritório de Otto (Leopoldo Pacheco), que se destinava
a avaliar e defender os trabalhadores domésticos que passassem por adversidades
em suas relações com os empregadores. O site da novela disponibilizou conteúdo
exclusivo, esclarecendo muitas das leis que envolvem patrões e empregados.
Merchandising social extremamente eficaz e positivo!
A Globo, já de muito tempo, vem
buscando atrelar a exibição de suas novelas à conteúdo na internet. Foi assim
com Passione, cujo site continha
cenas exclusivas da trama, e com Tititi,
cujas publicações que faziam parte da narrativa, como a Moda Brasil, tinham
conteúdo exclusivo disponibilizado na rede. Com Cheias de Charme, esse movimento transmídia foi muito mais além.
Foi a primeira vez na história da teledramaturgia que uma cena crucial para um
desenvolvimento de uma novela foi exibida na internet, antes de ir ao ar na TV.
Tal ação colocava a trama em risco, já que o telespectador que não é afeito ao
uso da rede, poderia se sentir desprezado. O que se viu, no entanto, foi a
propagação do clipe Vida de Empreguete pelas mídias sociais. A repercussão do
clipe na internet foi maior do que os próprios autores poderiam supor, fato que
Denise Saraceni confirmou hoje, em entrevista ao Encontro, de Fátima Bernardes. A equipe da novela certamente foi
surpreendida pelo sucesso da música, uma vez que nos capítulos que se sucederam
à exibição do clipe os personagens citavam números de exibição do mesmo bem
menores do que os reais índices registrados no site da novela e em outras
mídias para os quais o vídeo se espalhou, como o YouTube.
Não foi só Vida de Empreguete,
entretanto, que caiu nas graças do público que acompanhou Cheias de Charme na TV e na internet. O movimento Empreguetes Livres
dominou as redes sociais nos capítulos em que as protagonistas estiveram
presas, já que Chayene tratou de apresentar queixa contra as mesmas, que haviam
gravado o clipe na casa da cantora. Foi uma forma do público se sentir como parte
integrante da trama, ao trocarem suas fotos de perfil nas redes sociais por imagens
com o logotipo do movimento, lançado na trama pro Cleiton (Fábio Neppo) e Elano
(Humberto Carrão). Ação semelhante se viu após a separação do trio de cantoras,
que motivou os mesmos Cleiton e Elano a criarem o Empreguetes para Sempre.
O site da trama ainda disponibilizou
conteúdo exclusivo relacionado à Tom Bastos (Bruno Mazzeo), empresário dos
astros musicais que faziam parte da narrativa. O “Estrelas do Tom”, blog do
personagem, lançou o concurso do passinho, que mobilizou não só o público como também
Patrick (MC Nicolas), o filho de Penha (Taís Araújo), que participara do
concurso na ficção, em uma das eliminatórias do mesmo realizada no fictício
Borralho.
Não foi só pela internet que Cheias de Charme espalhou suas tramas. O
sucesso da novela motivou um concurso exibido no Fantástico, que buscava eleger a doméstica mais cheia de charme do
Brasil. A vencedora foi contemplada com uma participação especial na novela das
19h. E com tantos personagens envolvidos com o mundo da música, nada mais
natural do que tais astros participassem dos programas da TV Globo.
Diferentemente do que fora visto em outras tramas envolvendo cantores, nenhuma
das participações envolvendo as estrelas da novela das 19h soou gratuita.
O encontro das Empreguetes com suas
respectivas patroas no Mais Você, de
Ana Maria Braga, serviu como pontapé inicial para a carreira das três
domésticas. Ali, via-se ainda o deslumbramento de Penha com um mundo que ela
não tinha a menor familiaridade. Após o encerramento da primeira turnê das
Marias, elas foram ao Domingão do Faustão,
programa pelo qual Chayene e Fabian (Ricardo Tozzi) já haviam passado. Na
participação das Empreguetes, ficou claro que as mesmas estavam em outra fase
da carreira, com uma postura mais profissional. Já a presença de Rosário
(Leandra Leal) e Fabian no Caldeirão do
Huck simbolizou o declínio das Empreguetes, indicando o afastamento
existente entre as mesmas por conta das muitas armações arquitetadas por
Chayene. E para encerrar em grande estilo, Penha, Rosário e Cida (Isabelle
Drummond) foram ao Encontro, com
Fátima Bernardes, para anunciarem o retorno aos palcos. No mesmo programa,
Chayene pediu desculpas às Empreguetes por todos os seus planos maléficos. Poucos
minutos antes, ao encontrar com Silvio de Abreu e Jorge Fernando no Projac,
Chayene pediu um papel em Guerra dos Sexos.
Uma excelente divulgação para a novela que passa a ocupar o horário a partir
desta segunda.
A trilha sonora da trama emplacou como
há muito não se via. Os hits entoados na novela figuraram, durante todo o seu
período de exibição, nas paradas de sucesso de todas as rádios do Brasil e
também no radialista da trama, Gentil Soares (Gustavo Gasparini). O
carro-chefe, sem dúvida, foi Vida de Empreguete. A canção se transformou em um
verdadeiro fenômeno! Passou a figurar nas mesas de DJs e em aparelhos
eletrônicos que estão por aí, nas mãos de crianças, adolescentes e adultos.
Pode-se dizer que a execução da música nas rádios foi tão fundamental para o
sucesso da trama quanto o clipe lançado na internet antes de ser exibido na TV.
Além de Vida de Empreguete, as
domésticas cantoras lançaram outros singles, compostos especialmente para a novela.
Dentre eles, Marias e Forró das Curicas. Chayene também tinha o seu grande
sucesso, Xote da Brabuleta, canção que alçou a musa do eletroforró ao
estrelato. Ao longo da trama, em resposta do hino das Empreguetes, Chayene
lançou Vida de Patroete. Na boca de Fabian, estavam canções da trilha sonora da
trama, que além de embalarem diversas cenas ao longo da novela, marcaram
presença nas falas dos personagens. “Ex May Love”, tema de abertura cantado por
Gaby Amarantos, virou sinônimo de ex-marido ou namorado. Era a forma como as
mulheres de Cheias de Charme se
referiam aos homens com quem não se relacionavam mais. E Chayene e Socorro,
sempre que falavam sobre sexo, faziam uso do “Lê-Lê-Lê”, da dupla João Neto e
Frederico, outra música que disparou nas paradas das rádios nacionais graças a presença
na trilha da novela.
As participações de figuras do cenário
musical brasileiro durante a narrativa serviram para conferir mais veracidade
aos personagens que faziam parte deste universo na trama. Quem não se divertiu
vendo Chayene se roendo de inveja de Ivete Sangalo, após a estreia da mesma
como atriz em Gabriela ou buscando um
figurino que ofuscasse sua rival em uma apresentação que as duas fariam juntas?
Chayene se indispôs também com Joelma, a vocalista da banda Calypso, com quem,
segundo ela, não poderia deixar Fabian sozinho. Ainda, Michel Teló, Luan
Santana (que subiu ao palco acompanhado de Socorro), João Neto e Frederico e Alcione.
Uma trupe que deu ainda mais charme a Cheias
de Charme...
Após enganar a população de
Sobradinho, imitando Chayene, Socorro se vê obrigada a se jogar em um rio
tomado por piranhas, para se livrar de um linchamento. Eis que, quando todos
choravam a morte da personal curica de Chay, Socorro emergia das águas, tal e
qual Isadora Ribeiro na mais famosa abertura do Fantástico.
Conselheira espiritual de Chayene, a
cartomante Madame Kastrup (participação mais do que especial de Lady
Francisco), previu que tudo o que a cantora tinha seria tomado por uma rival
sua. Ficou claro para o público que esta rival era Socorro. Madame Kastrup teve
um surto quando se encontrou com a intérprete de Lady Praga!
Sem ter o que oferecer às mulheres da
Liga das Patroas do Casagrande, quando estas se reuniram em sua casa, Chayene
pediu a Naldo (Fábio Lago) que juntasse as sobras de um jantar afrodisíaco que
ela preparou para conquistar Arruda (Marco Ricca) e fizesse bolinhos para as
madames. O resultado foi desastroso!
Depois de guardar seu amor em silêncio
durante muito tempo, Elano explodiu e defendeu Cida perante um revoltado
Conrado (Jonatas Faro), que havia tido suas falcatruas descobertas pelo irmão
de Penha. Após ser defendida por Elano, Cida resolveu procura-lo e ele
aproveitou a chance para se declarar. Lindo!
06. Jociléa Embuzeiro Rigon!
No julgamento da ação trabalhista
envolvendo Penha e Chayene, a juíza pronunciou o verdadeiro nome da cantora. Os
que assistiam ao julgamento se surpreenderam e Penha, esperta como ela só,
aproveitou-se do incômodo de Chayzinha para provoca-la discretamente,
chamando-a de Jociléa durante todo o tempo.
Inácio (Ricardo Tozzi) convenceu
Rosário de que estava em coma, enquanto se passava por Fabian. Após testemunhar
o sofrimento da cantora e perceber que ela o amava de verdade, Inácio se
revelou à ela, durante um show da turnê que ambos faziam. No mesmo show, o
público descobriu que Fabian estava desfigurado, após ser vítima de uma
agressão de Chayene, e tinha sido substituído por seu sósia.
Para convencer as Empreguetes de que
estavam realmente brigadas, Chayene e Socorro simularam uma briga na venda de
seu Messias (Edney Giovenazzi). O caso ganhou proporções inimagináveis e
Chayene acabou indo parar nos tribunais mais uma vez, acusada de agredir outra
de suas empregadas.
03. Sônia descobre a armação de Sarmento
Após Elano revelar o golpe que Conrado
e Sarmento (Tato Gabus) estavam aplicando em Otto, o Tubarão caiu em desgraça.
O telespectador que acreditava que Sônia compactuava com as atitudes errôneas
do marido foi surpreendido ao ver que a dona da Galerie se revoltara com os
negócios escusos mantidos por Sarmento.
O clipe que lançou as três protagonistas
de Cheias de Charme ao estrelato não
poderia ter ficado de fora desta lista. Foi o casamento perfeito de figurino,
cabelo e maquiagem, edição, direção, roteiro e atuação que garantiu o sucesso
da canção chiclete das Empreguetes.
01. A virada de Cida
A cena que mais rendeu acessos ao site
da novela é também a melhor de toda a trama. Ver Cida saindo triunfante do
casamento de Conrado e Isadora (Giselle Batista) não teve preço. A cena teve
direito a strip-tease da empregada, que pisoteou seu uniforme e cantou seu hit,
deixando todos os convidados da cerimônia boquiabertos com sua mudança de
personalidade.
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