Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

terça-feira, 23 de abril de 2013



Especial
Novelas que foram sem nunca terem sido
Parte V




Nosso especial repercutiu muito bem entre nossos leitores. O sucesso foi tanto que alguns desses leitores entraram em contato conosco para rememorar outras obras que ficaram só na intenção de seus autores e produtores. Tais projetos você confere agora, na quinta parte de nosso especial.


por Duh Secco


A Boa Da Night
De Patrícia Moretzsohn
Lembrada por Erivelton Moraes, via e-mail

A vida noturna do Rio de Janeiro e o comportamento dos jovens nesse ambiente serviriam de pano de fundo para a trama de Patrícia Moretzsohn, inicialmente intitulada Baladas e, posteriormente, A Boa da Night. O projeto, que corria sob o núcleo de Marcos Paulo, foi pensado inicialmente para a faixa das 19h. Diferentemente de Malhação, soap-opera da qual Patrícia fora responsável por duas temporadas, os jovens de A Boa da Night seriam mais adultos e viveriam nas zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro. Também no enredo a discussão em torno da febre das redes sociais, principalmente o Facebook. A Globo avaliou bem a sinopse, mas até o momento, não se dispôs a produzi-la.


A Saga do Zebu
De Walter Negrão
Lembrada por Rodrigo, via comentário no blog

Dono de uma fazenda com 2.000 cabeças de gado zebu (isso há dez anos), Walter Negrão escolheu seu rebanho como tema da novela das 21h que desenvolvia em 2003. A obra teria direção de Jayme Monjardim e seria ambientada na região sul do país. Como o projeto não foi adiante, Negrão utilizou sua pesquisa para desenvolver, ao lado de Maria Adelaide Amaral, a minissérie A Casa das Sete Mulheres. E com isso, A Saga do Zebu, título provisório de sua novela, não saiu do papel.


Buuu!
De Andrea Maltarolli
Lembrada por Fábio Dias, via comentário no blog

A onomatopéia associada aos sustos pregados por fantasmas intitularia a segunda novela solo de Andrea Maltarolli, apresentada pela autora à Globo logo após o término de Beleza Pura. Mas Andrea, infelizmente, nos deixou sem que pudesse levar seu trabalho ao público. Mas o texto pode ser levado ao ar em breve. Nos últimos dias, Patrícia Kogut, jornalista de O Globo, divulgou em seu blog a intenção do autor Silvio de Abreu em supervisionar seu habitual colaborador, Daniel Ortiz, no desenvolvimento desta sinopse.


O Descobridor dos Sete Mares
De Márcia Prates
Lembrada por Rodrigo, via comentário no blog

O alto custo de produção; a incompatibilidade de agenda do diretor; a impossibilidade do supervisor de texto assumir o roteiro, caso necessário. Tudo isso colaborou para que O Descobridor dos Sete Mares, novela de Márcia Prates que substituiria Tititi, em 2011, fosse cancelada. A autora já trabalhava nos primeiros capítulos quando a Globo impediu a continuidade do projeto. A trama, toda ambientada no interior de um navio, teria orçamento elevado demais. E seu diretor, Wolf Maya, estava envolvido com o seriado Na Forma da Lei, de Antonio Calmon. Mas o comentário nos bastidores era de que a emissora temia problemas de audiência devido ao roteiro pouco convencional da trama. Tempos Modernos, tentativa anterior de inovações às 19h, sucumbiu diante dos poucos apelos e da falta de sintonia entre o autor principal, Bosco Brasil, e seu supervisor, Aguinaldo Silva. João Emanuel Carneiro, que supervisionaria Márcia, não teria se disposto a assumir O Descobridor dos Sete Mares, caso a novela viesse a enfrentar infortúnios semelhantes aos de Tempos Modernos. Com isso, a trama, que parecia ótima pelas informações divulgadas até então, foi descartada em definitivo.


Velho Chico
De Benedito Ruy Barbosa
Lembrada por Erivelton Moraes, via e-mail

As dificuldades enfrentadas em Esperança, aliadas ao sucesso de seus remakes às 18 horas, devem ter sido fatores determinantes para a Globo ter arquivado Velho Chico, projeto de Benedito Ruy Barbosa para o horário das nove. Para a pesquisa da novela, o autor almejava navegar por todo o Rio São Francisco e assim conhecer melhor as populações ribeirinhas, de onde sairiam personagens de sua trama, que seriam atingidos pela transposição do rio. Acompanhando Benedito nesta viagem, estariam Edmara Barbosa, sua filha, e Eriberto Leão, provável protagonista da novela. A abordagem em torno da transposição também parece ter sido empecilho para o desenvolvimento da trama, já que o assunto resvalaria em questões políticas. Assim sendo, Velho Chico ficou pra depois.


Agradecimento especial aos leitores Erivelton Moraes, Fabio Dias e Rodrigo.



2 comentários:

Marcelo disse...

EXCELENTE esse especial!
Acabei de ler, com muito interesse, as 5 partes numa tacada só.
Muito interessante esse levantamento. Alguns desses projetos eu sequer tinha ouvido falar antes.

Duh, como sempre, com o seu inteligentíssimo e delicioso texto. Como não ser fã desse garoto?
Meus parabéns a toda a equipe do Agora é Que São Eles!

André San disse...

Boas lembranças!
André San - www.tele-visao.zip.net