Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

domingo, 13 de março de 2011

.
.
.
.
.
.
ESPORTE
.
.
Torcer pra quem?
por Duh Secco
. ,.

O futebol nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos! Não falo de uma nova promessa dos campos, capaz de tomar o reinado de Pelé. Nem de uma emocionante disputa pelo primeiro lugar na tabela de um dos muitos campeonatos disputados ao longo do ano. Aliás, isso pouco me interessa, já que não sou lá muito fã de futebol. O assunto aqui é a guerra das emissoras pelos direitos do triênio do Campeonato Brasileiro 2012-2014.

Guerra na qual o Clube dos 13 perdeu a primeira batalha. De bondosa instituição responsável pela negociação dos direitos para as mais diversas mídias, passou a vilã gananciosa e viu boa parte dos times que a compunha sair de campo. Ainda assim, continuou negociando os direitos, sem saber o que exatamente estava oferecendo às emissoras. Estas, por sua vez, traçaram estratégias e partiram pra cima, sem medo de marcarem pênaltis.

A Globo já declarou há tempos que não queria mais o Brasileirão. Gastar milhões para ter um campeonato defasado? Nunca! Agora, negocia individualmente com os clubes que pularam fora da instituição presidida por Fábio Koff, com chances de gols de placa. Time a emissora tem. Ali estão os maiores profissionais em termos de jornalismos esportivos. Estádios também. O espetáculo sempre é transmitido em todas as mídias. O que custa caro é o ingresso, para quem precisa de TV a cabo para conseguir acompanhar tudo. Mas isso não é algo que interessa aos clubes e sim aos torcedores.

A Band, que já foi canal do esporte, se tornou mera coadjuvante. Não tinha proposta a fazer. Mais uma vez, ficou à sombra da Globo. Por um lado, faz bem. Não desembolsaria muito e ganharia os seus caraminguás. Por outro, perdeu a chance de mostrar sua capacidade de brigar com as grandes, o que reforçaria a imagem de emissora em busca do terceiro lugar que vem desenvolvendo nos últimos tempos.

A Record queria o futebol porque ele é (ou era) da Globo. Não lhe interessa o telespectador, mas sim a sua vontade de se tornar líder esvaziando a emissora dos Marinho. Agiram com imprudência, anunciando cifras astronômicas sem nem ao menos fechar a conta e passar a régua. Futebol já não rende mais como antes. E entre perdas e lucros, era mais fácil a emissora da Barra Funda acabar com os bolsos vazios. Não foi o que aconteceu. Com diversos times (e a Globo) pulando fora da disputa, o campeonato deixou de interessar a Record. No dia em que apresentaria sua proposta ao Clube dos 13, a emissora surpreendeu anunciando que não lhe interessava mais participar desta partida. Fez pior do que time grande fugindo após derrota pra time pequeno. Sim, porque a Rede TV!, que levou os direitos, não passa de um time de várzea, até o presente momento.

Emissora que vive dos picos de audiência dos campeonatos europeus, a Rede TV! só levou o campeonato porque as outras não quiseram. Tá certo que a proposta foi boa e merece ser comemorada com uma festa ainda maior do que a que fizeram pra Hebe. O jantar de 500 convidados da loira do sofá deve ser pouco perto da recepção para os jogadores, comissão técnica, massagistas e até mesmo cambistas de porta de estádio. Porque, convenhamos, levar o Brasileirão em cima de uma Record megalômana (ainda que esta não tenha levado sua proposta adiante) foi uma conquista e tanto! Mas, na prática, a Rede TV! pagou por algo que já não existe mais. Porque diante de tantas intrigas no mundo futebolístico, ninguém sabe até o presente momento o que vai ser do Brasileirão 2012-2014.

O maior interessado nesta jogada, o torcedor, corre sérias chances de acabar fora da disputa. Ver futebol no estádio é quase impossível. Ver na TV, considerando o jogo agressivo dos tempos atuais, também.
.
.
.

2 comentários:

Renato Bonifácio disse...

Globo diz que rompeu com Clube dos 13 por “respeito ao torcedor” e decidiu negociar individualmente com cada clube. A RedeTV vence a disputa e desembolsa R$ 1,5 bi. Fábio Koff vence eleição do clube dos 13 que derrotou o canditado apoiado por Ricardo Teixeira (CBF), Kléber Leite.... Essa é a máfia do futebol brasileiro... E quem perde com tudo isso? nós torcedores. Só por Deus. Excelente Post Duh... Parabéns !

Fábio Leonardo disse...

Como pessoa que ignora espetacularmente o futebol brasileiro, o grande lucro de 2012, em termo de futebol, é a possibilidade de termos o horário das quartas-feiras dedicado à dramaturgia na Globo.