Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

sábado, 23 de abril de 2011



AS ABERTURAS DAS NOVAS SÉRIES DA GLOBO

por Ivan Gomes


Abril trouxe a nova programação da Globo e várias séries estrearam, chamando a atenção sobre as suas caprichadas e divertidas aberturas. Às terças, Tapas e Beijos traz divertidos noivinhos de bolo de casamento em diversas situações onde mostram a ‘’livre e espontânea vontade’’ dos maridos no ato do matrimônio. Lamenta-se que tal idéia seja acompanhada por uma irritante e aguda versão de Tapas e Beijos da dupla Leandro & Leonardo, cometida por Joelma, duro de engolir, embora de acordo com a proposta kitsch da série.



Divã, a série, que também é exibida as terças, já acertou em tudo. A música O Quereres ganhou uma belíssima versão na voz de Nise Palhares e acompanha uma ótima animação nos levando a viajar pela mente da protagonista Mercedes (Lília Cabral) num divã voador. Não é uma abertura com humor, e sim, mais poética, trazendo-nos a proposta da série: a vida de uma mulher madura às voltas com seus relacionamentos afetivos e sua relação com o mundo mostrado através do divã de seu analista.



Lara Com Z, a série de Aguinaldo Silva, surpreendeu pelo bom humor, varias pin-ups com o rosto da atriz Susana Vieira, trazendo pro público tanto o espírito ‘’juventude eterna’’ da personagem, quanto da própria atriz. A música de abertura, Perigosa, na voz de Elza Soares, também se mostrou acertada.



Macho Man também optou por uma animação stop motion, com o bonequinho que mostra o protagonista Nelson se preparando para sair ao som de Macho Man do grupo Village People. Idéia bastante simpática.



Nota-se que o elemento humano ficou de fora de todas essas aberturas, optando-se por animações ou desenhos estáticos. Vistas separadamente, cada abertura tem seu charme e se mostram caprichadas, mas vistas como um conjunto de uma nova programação da emissora nota-se que está faltando variar mais, pois tanta animação e desenhos denotam certa limitação criativa.

3 comentários:

Raquel Ebert disse...

A dos noivinhos é bacana, mas só dá pra assistir no mudo... :/
E a última, Macho Man, é cópia descarada do Ken fazendo desfile de modas no Toy Story 3, repararam?
Realmente, alguns acertos, mas no geral tá faltando criatividade, sim....

Fernando Oliveira disse...

A abertura de Lara com Z é engraçada. As caras e bocas de Suzana Vieira nas fotos são hilárias.

maumau disse...

Concordo totalmente no comentário sobre a abertura de MACHO MAN, é igualzinho a cena do Ken, por isso NÃO GOSTEI!!!!!