Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

sábado, 25 de agosto de 2012






A metalinguagem em Fera Ferida

por Guilherme Staush




Bem antes da explosão do uso da metalinguagem feito por Maria Adelaide Amaral e sua equipe de colaboradores no remake de Ti Ti Ti, em 2010, a telenovela brasileira já utilizava esse recurso de fazer referências a outras obras. Em 1993, por exemplo, os autores de Fera Ferida, Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, rechearam a obra com inúmeras menções a personagens de outras telenovelas, fazendo da bem sucedida trama, que contava a história de um homem (Raimundo Flamel) que retornava a sua cidade natal para se vingar da morte de seus pais, uma das novelas que mais se utilizou da metalinguagem televisiva.

No vídeo abaixo, você vai assistir a uma edição de nove cenas extraídas do folhetim. Veja se você é capaz de identificar quais personagens de quais novelas são referidos nessas cenas. As respostas estão no final desta postagem.

O vídeo foi editado e gentilmente cedido pelo blog Memória da TV







Confira as respostas do teste:


Cena 1 - Prof Praxedes (Juca de Oliveira) utiliza o bordão "É justo, é muito justo, é justíssimo" do personagem Cel Belarmino (José Wilker) na novela "Renascer".

Cena 2 - Lucineide (Maria Gladys) faz referência a sua irmã, Lucimar, interpretada por ela mesma, na novela "Vale Tudo".

Cena 3 - Remédios (Luiza Tomé) usa o bordão "uh uh", do personagem Modesto Pires (Armando Bógus), amante de sua personagem, Carol, na novela "Tieta".

Cena 4 - Rubra Rosa (Suzana Vieira) usa a palavra "translumbrante", que fez parte do léxico de Kika Jordão (Arlete Salles), em Lua Cheia de Amor. Na novela, Kika perseguia a socialite Laís Souto Maia, interpretada pela própria Suzana.

Cena 5 - Lucineide (Maria Gladys) novamente faz referência à novela "Vale Tudo". Desta vez, ela menciona  Odete Roitman (Beatriz Segall) e Raquel (Regina Duarte), que fora sua patroa no folhetim.

Cena 6 - Demóstenes (José Wilker) chama Raimundo Flamel (Edson Celulari) pela alcunha de "carcará sanguinolento", forma como seu personagem era chamado em "Roque Santeiro" por Sinhozinho Malta (Lima Duarte). Curiosamente, ambos aparecem nessa cena.

Cena 7 - Remédios (Luiza Tomé) relembra outra personagem sua, em uma festa à fantasia, na praça central de Tubiacanga: a cigana Vida, da novela "Pedra Sobre Pedra".

Cena 8 - Lucineide (Maria Gladys) usa o bordão "te mete!", imortalizado por Raquel 9Regina Duarte), em "Vale Tudo".

Cena 9 - Mais uma referência à "Vale Tudo": a famosa "banana" que Marco Aurélio (Reginaldo Faria) dá ao Brasil quando foge para o exterior. Desta vez, o gesto ficou por conta do vereador Numa Pompílio de Castro (Hugo Carvana).






2 comentários:

Juliano G. Bonatto disse...

Muita saudade de Fera Ferida vendo essas cenas. Época em que Aguinaldo Silva era mais cuidadoso com o texto.

novelista disse...

Novela fantástica, fantástica, fantástica! Bota de novo :)