Somos amantes da teledramaturgia. Respeitamos a arte e a criação acima de tudo. Nosso profundo respeito a todos os profissionais que criam e fazem da televisão essa ferramenta grandiosa, poderosa, que desperta os mais variados sentimentos. Nossa crítica é nossa colaboração, nossa arma, nosso grito de liberdade.



ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

Free DHTML scripts provided by Dynamic Drive

domingo, 5 de agosto de 2012




Irmãs, porém rivais! (Parte III)

por Duh Secco




Irmã: o alvo das vingativas


Diva (Elisa Lucinda) e Deusa (Zezeh Barbosa), em Aquele Beijo (2011).

Na tentativa de melhorar de vida, Diva partiu para o exterior pensando que iria trabalhar como faxineira. O que ela não imaginava é que sua irmã Deusa, que viajara com ela, sabia dos reais intentos dos gringos: as duas irmãs terminariam como prostitutas. Deusa caiu nas graças de um conde, que a trancafiou por anos em seu castelo na França, enquanto Diva foi dada como morta. Após a morte do conde e o regresso de Deusa, milionária após receber toda a herança do conde, como compensação pelos maus tratos sofridos ao longo dos anos, Diva reaparece disposta a se vingar da irmã. Para isso, chega a incitar a filha de Deusa, a ambiciosa Grace Kelly (Leilah Moreno), a planejar um falso assalto que poria fim à vida de sua mãe. Deusa escapa com vida, enquanto Diva e Grace terminam seus dias na prostituição.


Adma (Cássia Kiss) e Amapola (Zezé Polessa), em Porto dos Milagres (2001).

Fugindo de uma vida difícil, Adma se encontrou com o mequetrefe Félix Guerreiro (Antônio Fagundes). Ao lado dele, articulou um plano para se livrar do cunhado, Bartolomeu (também Antônio Fagundes) e do filho dele, Guma (Marcos Palmeira). Quando o marido assumiu o poder da cidade de Porto dos Milagres, Adma tratou de carregar para lá sua irmã, Amapola, ao lado de quem comeu o pão que o “coisa ruim” amassou. A perua ruiva, entretanto, não compactuava com as atitudes errôneas tomadas pela irmã, o que as separou para o resto da vida.


Sofia (Helena Fernandes) e Eloá (Cláudia Liz), em Roda da Vida (2001).

A vingança uniu e separou as irmãs Sofia e Eloá. As duas perderam os pais em um incêndio na favela na qual foram morar após serem expulsos das terras dos Almeida Alencar. Sofia, então, arquitetou um plano contra o clã, que incluía seu envolvimento com Marcelo (Henri Pagnocelli). O que ela não contava era com a morte do amante, o que acabou por aproximá-la dos Almeida Alencar e se afeiçoar a eles. Eloá não aceitou a troca de bandeira de Sofia, acentuada após esta se apaixonar por Caio (Carlos Casagrande), sobrinho de Marcelo. As duas irmãs passaram a lutar em lados opostos, o que as separou em definitivo.



Quando o ódio surge do convívio


Altiva (Eva Wilma) e Santinha (Eliane Giardini), em A Indomada (1997).

A convivência fora a responsável por transformar em rivais as irmãs Altiva e Santinha. Ofuscada pela personalidade forte e autoritária da irmã, Santinha se rendeu ao álcool, tornando-se extremamente frustrada consigo mesma. Altiva se aproveitava das fraquezas da irmã para espezinhá-la e fazer com que ela se remoesse por não saber se era mãe do acanhado Artêmio (Marcos Frota). A revelação se deu quando Altiva rememorou a noite de amor que teve com Richard (Flávio Galvão), o grande amor de sua irmã. Era a vilã a verdadeira mãe do rapaz, a quem sempre destratou.


Cíntia (Vanessa Lóes) e Guida (Carla Regina), em Marcas da Paixão (2000).

O convívio pode ser implacável na relação entre duas irmãs. Mas a falta de proximidade também traz consequências. Cíntia era filha de Jorge Maria (Walmor Chagas) com Olga (Mara Carvalho); Guida era fruto do amor do mesmo Jorge com Wilma (Jussara Freire). Uma não sabia da existência da outra. Cíntia morava em São Paulo; Guida, no sertão da Bahia. A primeira era arquiteta; a segunda, professora. Para reparar os anos de ausência, Jorge decidiu unir Cíntia e Guida. Após sua morte, as duas são obrigadas a morar na fazenda dele. Lá, entram em conflito pelo amor do veterinário Diogo (Carlos Casagrande), mas se veem obrigadas a se unirem para lutar contra um inimigo comum: a governanta Dete (Irene Ravache). No fim das contas, Cíntia se casou com Diogo e Guida se apaixonou por Ivan (Eriberto Leão). E tudo acabou na mais perfeita harmonia.


Helena (Vera Fischer) e Íris (Deborah Secco), em Laços de Família (2000).

Também houve muita afeição no relacionamento de Helena e Íris. Ambas eram filhas de Aléssio (Fernando Torres) com mulheres diferentes. Por Helena morar no Rio de Janeiro e Íris no Sul, além da mágoa que a primeira tinha do pai, o que a afastou de suas origens, as duas não tiveram um convívio durante a vida. Com a morte de Aléssio e de Ingrid (Lília Cabral), a mãe de Íris, Helena decide levá-la para morar em sua casa. Por gratidão e devoção à irmã, Íris se volta contra a filha dela, Camila (Carolina Dieckmann), a quem acusava de ter roubado o namorado de Helena, o belo Edu (Reynaldo Gianecchini). O amor pela filha falou mais alto e levou Helena a agredir Íris, quando esta resolveu tripudiar em cima da tragédia de Camila, vítima de leucemia.


Clara (Helena Ranaldi) e Amelinha (Adriana Esteves), em Coração de Estudante (2002).

Quando já há um convívio que levou a desavenças, e ainda não se conhece os laços familiares, fica ainda mais difícil para que uma irmã se dê bem com outra. Foi o caso de Clara e Amelinha. Rivais em suas ideologias e também na disputa pelo amor de Edu (Fábio Assunção), as duas se revoltaram com a descoberta de que Clara era fruto da infidelidade de sua mãe, Lígia (Jussara Freire), que havia tido um caso amoroso com João Mourão (Cláudio Marzo), o pai de Amelinha e grande amigo de seu marido Raul (Marcos Caruso). O tempo passou e as duas se acertaram, ainda que não tenham chegado a um convívio pacífico.


As irmãs Ferreto, em A Próxima Vítima (1995).

Se já há desentendimentos entre duas irmãs, imagine o que acontecer entre quatro mulheres, de personalidades fortes e temperamentos distintos? As irmãs Ferreto sempre estiveram unidas em defesa do nome da família, mas dentro da imponente mansão na qual viviam, o clima era de total desarmonia. Filomena Ferreto (Aracy Balabanian) comandava o clã com mãos de ferro. Era ela quem aplacava os escândalos de Francesca (Tereza Rachel), que se revoltou ao descobrir que o marido, Marcelo (José Wilker), manteve uma amante por mais de 20 anos, contando com a conivência de Filomena. Esta também se dedicava a oprimir os arroubos de Carmela (Yoná Magalhães), que havia fracassado em seu casamento com Adalberto (Cecil Thiré) e agora estava envolvida com o garotão Adriano (Lugui Palhares). Filomena e Carmela também se desentendiam por conta da proteção da primeira sobre a filha da segunda, a ardilosa Isabela (Cláudia Ohana). A moça era o calcanhar de Aquiles de Filomena, que a tratava por Bambina. Filomena se afeiçoou à filha de Carmela pelo fato de ser a única herdeira das Ferreto, uma vez que todas as outras irmãs eram “secas”, como elas mesmas costumavam dizer. Tal fato, entretanto, não era o suficiente para aplacar o apetite sexual de Romana (Rosamaria Murtinho), a única das irmãs que enfrentava a autoridade de Filomena. Mesmo sustentando o gigolô Bruno (Alexandre Borges), Romana se viu traída por ele, que havia se apaixonado por Isabela. A morte dela, na mansão dos Ferreto, acabou por desunir de vez as irmãs.



2 comentários:

Rodrigo disse...

O mais engraçado da foto das irmãs Ferreto é ver uma coroa como Rosamaria Murtinho se vestindo como uma adolescente.
Aracy Balabanian, apesar de ser a mais nova das três, parece a mais velha. Aliás, Aracy sempre aparentou ter mais idade.

André San disse...

Adma e Amapola não chegaram a ser rivais. Elas tinham um relacionamento até interessante, se levarmos em consideração a diferença gritante de caráter e personalidade delas. Era legal que o parentesco das duas era um dos mistérios da trama de Aguinaldo Silva, então seus encontros secretos davam a entender que as duas tinham um caso. Porto dos Milagres era uma ótima novela, merecia uma reprise! Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net